Atropelamento e colisão são os maiores gargalos
Um quarto das mortes nas estradas paulistas operadas por concessionárias neste ano foi de pedestres atropelados.
Outros 19% do total de vítimas morreram em decorrência de colisões traseiras, quando um veículo atinge outro que está à sua frente na estrada.
São esses os dois principais motivos de mortes nas rodovias, segundo o balanço da Artesp de janeiro a agosto deste ano.
Para especialistas, ações como implantação de passarelas e maior fiscalização de limite de velocidade, abuso de álcool e uso do celular ao volante podem ajudar a combater esses dois tipos de acidente.
Luiz Carlos Mantovani Néspoli, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), diz que os pedestres representam a maior parte das vítimas porque muitas rodovias atravessam áreas urbanas.
"Nas cidades que convivem com estradas, isso é um problema sério. Acaba tendo uma mistura de uso local com uso rodoviário. As passarelas podem estar muito distantes umas das outras e, dependendo das condições, principalmente à noite, o pessoal acaba se arriscando a cruzar a via pelo medo de usar a passarela e ser assaltado."
Paulo Guimarães, do Observatório Nacional de Segurança Viária, diz que o principal fator que influencia a colisão traseira é o desrespeito à distância de segurança que se deve guardar do carro à frente.
"Faz tempo que não vejo usarem aquela marcação de solo, uma espécie de círculo, que ajuda você a calcular se está respeitando essa distância", diz.