São Paulo, quinta-feira, 4 de novembro de 1999




As mudanças no cenário
político da Europa


1989
No ano em que os regimes comunistas começaram a cair na Europa Oriental, dois líderes conservadores comandavam a ofensiva anticomunista na Europa Ocidental: o chanceler (premiê) alemão, Helmut Kohl, e a primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher.

No Reino Unido, Thatcher comandava a privatização das estatais e o desmantelamento do Estado assistente-social.

Na Alemanha, Kohl articulava a reunificação da Alemanha, ocorrida em 1990, e tentava aumentar influência alemã-ocidental nos países do Leste Europeu.

Enquanto isso, regimes social-democratas que dominavam vários países da Europa Ocidental seguiam apoiando o sistema de bem-estar social com pesados custos para o Estado

1999
Dez anos depois da queda da maioria dos regimes comunistas da Europa Oriental, as forças de esquerda voltam a dominar o cenário político europeu, embora com uma ideologia muito mais de centro do que de esquerda, como na Alemanha, no Reino Unido, na França e na Itália.

Governos dos tradicionais partidos de esquerda agora adotam as privatizações e a redução do papel do Estado como metas


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.