São Paulo, domingo, 26 de dezembro de 1999




Crença
Globalizada

Marketing
Religioso

Caminhos do
Fiel

Sincretismo
Brasileiro

Efervescência
Religiosa

Histórias de fé

Força Neopen-
tecostal

Movimento
Carismático

Novas Cruzadas

Dogmas em Discussão

Expansão Muçulmana

Nova Era
Galeria
DOGMAS EM DISCUSSÃO
Judaísmo busca nova identidade para seus fiéis | População diminui na diáspora | Nacionalistas ganham poder na Índia | Galeria

DEMOGRAFIA
População diminui na diáspora

da Redação

A população judaica vem diminuindo na diáspora. Ela aumenta apenas em Israel, estagnando a taxa de crescimento global em 0%.
As principais causas dessa diminuição são o envelhecimento da população, a assimilação, baixas taxas de natalidade e a profusão dos casamentos com adeptos de outra religião, segundo o demógrafo Sergio della Pergola.
Della Pergola, presidente do Instituto de Judaísmo Contemporâneo da Universidade Hebraica de Jerusalém, disse à Folha, por telefone, que “Israel vem registrando um crescimento populacional de 2% ao ano nos últimos anos, o que neutraliza o decréscimo no resto do mundo”.
Na diáspora, a população vem encolhendo, principalmente nos EUA, que têm 5,7 milhões de judeus, contra os 4,8 milhões que vivem em Israel. No Brasil, o demógrafo diz que há cerca de 100 mil.
Quando o Estado de Israel foi fundado, em 48, tinha apenas 6% da população judaica mundial. Hoje, tem cerca de 36%. Mantida a tendência, os judeus se concentrarão cada vez mais no país.
Della Pergola explica que a ação nazista na Segunda Guerra prejudicou o crescimento populacional judaico. Antes do conflito, havia cerca de 16,5 milhões de judeus, número superior ao atual.
“Com o declínio do anti-semitismo, a assimilação está aumentando. O casamento inter-religioso atingiu níveis tão desastrosos que somos obrigados até a questionar a viabilidade da vida judaica na diáspora fora da arena ortodoxa”, afirma Isi Liebler, diretor do conselho administrativo do Congresso Judaico Mundial.
“Um pequeno porcentual de judeus na diáspora está se tornando mais judeu enquanto a maioria está desaparecendo.” Estudo de 90 revelou que cerca da 50% dos casamentos de judeus nos EUA envolve cônjuge não-judeu. (PDF)

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.