Jovens de 15 a 29 anos foram a maioria na Bienal
Ao longo de 11 dias, a 27ª da Bienal do Livro do Rio atraiu 676 mil pessoas ao Riocentro, na zona oeste, e movimentou R$ 83 milhões em vendas. Os leitores que passaram por lá adquiriram 3,7 milhões de livros, segundo as contas do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
A faixa etária entre 15 e 29 anos representou 56% do público total. Na edição anterior, em 2013, este grupo era um pouco menor: 51% do total. Marcos da Veiga Pereira, presidente da SNEL, mencionou o crescimento da participação deste leitor em feiras como a Bienal.
"Nesta edição, a maior parte do público era formada por jovens e adolescentes. São leitores que nesta década foram influenciados por best-sellers como 'Crepúsculo' e por autores como John Green. Esta produção tem contribuído para atrair o interesse desta nova geração pelos livros", disse Pereira à Folha.
O representante da SNEL acredita que a crise econômica impediu a expansão do setor no ano: "A tendência é ter resultados semelhantes aos do ano passado. Se houver crescimento, será de no máximo 5%."