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Cerveja repete nos EUA frase vista como incentivo a estupro
Uma campanha da marca de cerveja Bud Light, do grupo AB Inbev, detonou nos Estados Unidos uma onda de protestos semelhante à provocada no Brasil pela Skol, do mesmo fabricante.
Após adotar o slogan "a cerveja perfeita por remover o não do seu vocabulário para a noite", a companhia foi alvo de duras críticas de internautas que a acusaram de incentivar o estupro.
"Equipe Bud Light, vocês precisam limpar essa decisão estúpida e impensada" e "Esta campanha tem implicações bastante desagradáveis que não devem mais ser impressas" foram algumas das mensagens publicadas em redes sociais.
Após a repercussão, a empresa divulgou um comunicado em que pede desculpas e se compromete a abandonar o slogan.
"Ficou claro que a mensagem não foi assertiva, e nos arrependemos por isso. Nós nunca vamos perdoar esse comportamento desrespeitoso e irresponsável. Como resultado, cessamos imediatamente a impressão desta mensagem", afirmou a Anheuser-Busch InBev, em comunicado.
Em março, a companhia se envolveu em polêmica semelhante ao incentivar as pessoas a "beliscar" quem não estivesse vestindo de verde no St. Patrick's Day, o dia de são Patrício, feriado em alguns países.
ERRO REPETIDO
No Brasil, campanha da Skol para o Carnaval provocou protestos nas redes sociais em fevereiro, acabou retirada de outdoors e foi alvo de uma representação do Conar (conselho autorregulador da publicidade).
A ação trazia frases como "Esqueci o 'não' em casa" e "Topo antes de saber a pergunta". Fábio Barracho, diretor da Skol, disse na época que houve "erro de interpretação".
Procurada para falar sobre a repetição da mensagem e as novas reações, agora nos Estados Unidos, a AB Inbev não se pronunciou até a noite desta quarta-feira (29).