Com descoberta de fraude, ações da Volks caem 20%
Empresa é investigada nos EUA por manipular emissão de poluentes e pode ser multada em US$ 18 bilhões
Temor de investidores é que outras montadoras tenham adotado mesma prática; investigação é feita também na Europa
As ações da Volkswagen caíram 20% nesta segunda-feira (21), depois de a empresa admitir ter trapaceado em testes de emissões de poluentes nos Estados Unidos, o que pode resultar em uma multa de US$ 18 bilhões.
Mas ela não foi a única afetada. Os papéis de outras montadoras europeias também recuaram, em meio a apelos por investigação mais ampla do setor.
O governo alemão pediu uma investigação rápida sobre a possibilidade de que a Volkswagen e outras montadoras tenham manipulado testes de emissões também na Alemanha. Sigmar Gabriel, primeiro-ministro-assistente do país, disse que se tratava de "um mau episódio" para o setor automobilístico.
Nos EUA, o Departamento de Justiça está realizando uma investigação criminal sobre o caso, segundo a agência Bloomberg.
A segunda maior montadora de automóveis do planeta (atrás da Toyota) foi instruída na sexta-feira (18) a ordenar o recall de meio milhão de automóveis nos EUA, depois de ter admitido à Agência de Proteção Ambiental (EPA) do país que havia instalado "dispositivos manipuladores" que permitem que seus carros contornem os padrões ambientais.
A EPA e o Conselho de Recursos do Ar da Califórnia agora estão obtendo veículos de outros fabricantes para testar o possível uso de trapaças semelhantes, enquanto Berlim planeja averiguar se os dados sobre emissões também foram manipulados.
A notícia provocou queda nas ações de montadoras como Daimler, BMW, Renault e PSA-Peugeot Citroën, com investidores preocupados que os custos do setor causem a fraude seja disseminada.
A Volkswagen enfrenta bilhões de dólares em multas e custos de garantia, possíveis acusações criminais contra seus executivos e processos judiciais coletivos da parte dos motoristas dos EUA.
Stuart Pearson, analista do Exane BNP Paribas, disse que era improvável que a Volkswagen tenha sido a única empresa a manipular o sistema.
A Comissão Europeia (órgão executivo da UE) anunciou que estava encarando o assunto "com muita seriedade" e que estava em contato tanto com a Volkswagen quanto com a EPA.
SUSPEITA
Grupos de ativistas há muito suspeitavam que as montadoras usassem "dispositivos manipuladores" e descobriram exemplos de veículos cujo consumo de combustível em uso prático era maior que o anunciado, e de emissões de óxido de nitrogênio muito superiores às alardeadas.
O algoritmo de software nos "dispositivos manipuladores" é parte, eles dizem, de um conjunto mais amplo de truques usados para contornar os testes de laboratório em uso, vistos em geral como completamente obsoletos.