'Businessweek' terá 1ª mulher no comando
Ellen Pollock, que já trabalha na revista, substitui editor apontado como responsável pela recuperação da publicação
Com volta de Michael Bloomberg, ex-prefeito de NY, ao comando, divisão de mídia do grupo freou expansão
Josh Tyrangiel, o editor que muita gente vê como responsável pela recuperação da revista "Bloomberg Businessweek", uma das mais conhecidas publicações financeiras dos Estados Unidos, vai deixar a empresa.
Ele será substituído por Ellen Pollock, editora-assistente da revista e veterana do "Wall Street Journal". Ela se tornará a primeira mulher a comandar a "Businessweek" desde que a revista foi fundada, em 1929.
Tyrangiel, que começou a trabalhar para o império de notícias e dados financeiros dirigido pelo bilionário Michael Bloomberg seis anos atrás, também era vice-presidente de conteúdo da Bloomberg como um todo. Não há planos imediatos quanto à sua substituição nesse posto.
Reto Gregori, membro do comitê-executivo de gestão, será o vice-presidente interino das revistas da Bloomberg, que incluem também a "Bloomberg Markets" e a "Bloomberg Pursuits", e comandará a divisão de reportagens investigativas do grupo americano de mídia.
Em comunicado a colegas, Tyrangiel disse que "é hora de tirar minhas fichas da mesa, refletir sobre a boa sorte quase criminosa que tive e pensar no que virá a seguir". Ele elogiou Pollock como "uma inspiração –e a melhor editora com quem já trabalhei".
Tyrangiel começou na Bloomberg como editor da "Businessweek", quando a empresa adquiriu a revista por US$ 5 milhões em 2009.
Ele se tornou um dos arquitetos do plano para ampliar a marca Bloomberg, levando-a para além dos terminais de dados financeiros e criando marcas de mídia voltadas ao consumidor, como revistas, TV, aplicativos para celular e tablet e rádio.
No entanto, desde que Michael Bloomberg retornou, no ano passado, ao comando do grupo que fundou, o ex-prefeito de Nova York puxou as rédeas da divisão de mídia em constante expansão, e atribuiu a John Micklethwait, o editor-chefe da Bloomberg, a tarefa de "unificar" as operações editoriais.
Funcionários descrevem tensões entre a equipe dedicada aos terminais de notícias e o grupo de mídia, bem como disputas de poder entre os executivos da empresa.
No mês passado, Bloomberg demitiu cerca de 80 funcionários, como parte dos esforços de Micklethwait para reestruturar a organização noticiosa.
"Contratar Josh como editor da 'Businessweek' foi uma excelente decisão", disse Bloomberg.
"Lamento que ele esteja saindo, mas nossas propriedades de mídia estão em ótima situação e estou grato pelas contribuições dele."