Bernardo Paiva
Nada além da conta
O consumo responsável de bebidas alcoólicas é um desafio a ser encarado por toda a sociedade, inclusive por quem produz cerveja
Tudo –ou quase tudo– em excesso faz mal. Quem já não ouviu ou se deu conta disso algumas vezes ao longo da vida? Seja por experiência própria ou como espectador. Até mesmo aquela cervejinha, que une os amigos, deve ser consumida com moderação.
Essa preocupação com o consumo indevido de bebidas alcoólicas tem ocupado cada dia mais uma posição de destaque na agenda pública e não poderia ser diferente.
O Brasil já possui leis bastante completas e punições cada vez mais rígidas para prevenir situações de risco em consequência do uso indevido de bebidas alcoólicas –em excesso, por menores de 18 anos ou associado à condução de veículos.
O desenvolvimento, entretanto, de uma cultura de consumo responsável ainda é um enorme desafio para o país e deve ser encarado por toda a sociedade. Inclusive por nós, que produzimos cerveja.
Junto com governo, organizações não governamentais e sociedade civil podemos –e queremos– construir um mundo melhor. Um mundo no qual a moderação prevaleça, onde nossas cervejas sejam consumidas só da forma correta e estejam presentes nos momentos alegres e festivos das pessoas, hoje e sempre.
Um exemplo de como esse trabalho em conjunto pode ocorrer é o Cidade Responsável, projeto pioneiro da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).
Há um ano, a iniciativa foi implementada em São Bernardo do Campo (SP) com o apoio de todas as esferas da sociedade, e vem trilhando um caminho bastante positivo ao unir ações de conscientização, educação e aumento de fiscalização.
É um verdadeiro trabalho em rede para disseminar práticas de consumo responsável em todo o município e, principalmente, para desenvolver uma cultura de moderação.
Nosso setor reconhece a força que tem na disseminação de mensagens e mobilização em toda a cadeia produtiva. Esse envolvimento não é uma contradição. Buscamos, antes de tudo, uma relação sustentável e de longo prazo com a sociedade.
Como símbolo desse compromisso, na Ambev, por exemplo, mobilizamos todos os funcionários da companhia, clientes, autoridades e entidades civis anualmente em uma ação que leva o nome de Dia de Responsa. Um esforço conjunto pelo cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos de idade, pela segurança viária e pelo incentivo à moderação no consumo.
Nessa data, executivos, vendedores e parceiros da companhia saem às ruas para engajar donos de bares e restaurantes, garçons e atendentes em geral, em todo o país.
Apesar de expressivo, esse trabalho tem potencial para se expandir ainda mais. Por isso, ações pelo consumo responsável, além de serem efetuadas em rede, devem ser contínuas para criar no nosso país uma cultura de responsabilidade quando falamos sobre o consumo de bebidas alcoólicas.