Ferrari apresenta híbrido com 1.050 cv
Feito exclusivamente para rodar em pistas fechadas, superesportivo FXX K terá cerca de 30 unidades produzidas
Motor elétrico confere força extra ao V12 aspirado movido a gasolina; pneus têm sensores de velocidade
A Ferrari apresentou uma versão mais poderosa da La Ferrari, primeiro híbrido da Scuderia. A proposta é a mesma da FXX (2005), versão da Enzo desenvolvida exclusivamente para as pistas e que teve apenas 30 unidades fabricadas. Todas foram vendidas a clientes selecionados, como o ex-piloto Michael Schumacher. Seu preço equivalia a R$ 8 milhões.
Apesar do valor, os proprietários não podiam levar o carro rodando para casa. Eles teriam usar seus "brinquedinhos" apenas em track days agendados na fábrica da Ferrari, em Maranello.
O novo modelo, que também terá produção limitada a cerca de 30 unidades e se chamará FXX K, segue a mesma política de comercialização. Preço da máquina? Cerca de R$ 7 milhões.
Equipada com um motor 6.3 V12 a gasolina acoplado a um elétrico, essa Ferrari chega aos 1.050 cv de potência.
Para melhorar o desempenho em autódromos, a aerodinâmica foi revista.
O superesportivo recebeu um novo spoiler e um difusor dianteiro maior e 30 milímetros mais baixo. Na parte traseira, há um aerofólio móvel com duas barbatanas nas extremidades.
A potência de 1.050 cv é a combinação dos 860 cv entregues pelo motor 6.3 V12 a gasolina com os 190 cv fornecidos pelo propulsor elétrico. Os pneus de pista feitos pela Pirelli trazem sensores de temperatura, de pressão e de aceleração.