Partida
GM revela novo compacto
O Salão de Genebra de 2015 deve atrair a atenção dos brasileiros principalmente por causa de um carro: Opel Karl.
Revelado nesta semana, o modelo que estreará no salão suíço é o novo subcompacto europeu da General Motors e estreia por lá no primeiro semestre de 2015. Vai brigar com VW Up!, Peugeot 108 e Citroën C1, entre outros.
E o que o Brasil tem a ver com isso? O Opel Karl inaugura uma linha de produtos cujo "filhote" mais importante para o mercado nacional será o sucessor do Chevrolet Celta.
Lá fora, o Karl usará motor 1.0 de três cilindros, aspirado ou turbo.
O modelo brasileiro terá dimensões semelhantes e desenho diferente, mas os preceitos básicos de construção serão os mesmos.
No mercado desde 2001, o Celta passou apenas por uma reestilização desde então. Ao lado de Renault Clio e Fiat Palio Fire, é um dos remanescentes da geração anterior de compactos de entrada, defasada e com os dias contados no mercado.
DE VOLTA A VIDA
Após 100 anos "adormecido", um dos dois únicos Fiat S76 acordou seu gigantecso motor de 28,5 litros; o carro foi recordista de velocidade em 1911, quando chegou a 186,6 km/h
ALTERNATIVO
A Scania e a Itaipu Binacional criaram um ônibus movido a biometano, gás formado a partir de dejetos de aves
-
Minha família sempre mexeu com carro. Tinha dia que meu pai ia pra casa com um modelo novo, mas em outros trazia o famoso "pau velho". Com 12 anos, eu sabia se um veículo tinha feito ou não funilaria.
REINALDO GOTTINO
Apresentador de TV
-
GRAXA
Quais são as diferenças entre os tipos de câmbios automáticos?
1 - Os automáticos tradicionais usam conversor de torque para transferir a força do motor para as rodas. Suas trocas de marcha são suaves e não há manutenção, mas eles roubam um pouco da potência do motor.
2 - Nos automatizados, não há "roubo" de potência do motor e o consumo é menor em relação aos automáticos. Contudo, é preciso trocar a embreagem de tempos em tempos, como nos câmbios mecânicos com pedal.
3 - Sem conversor de torque ou embreagem, os do tipo CVT são os mais suaves. O consumo fica entre os automatizados e automáticos e também não há manutenção.
Fonte: Renault
LIVRO
Paixão por Ferrari
Autor: Fabrice Connen
Editora: Alaúde
Quanto: R$ 65,25
Para os apaixonados pela escuderia mais famosa do mundo, os 60 anos da Ferrari estão agora revistos em detalhes. O livro "Paixão por Ferrari" conta a história da marca italiana e de mais de 50 de suas máquinas, entre elas a 250 GT Boano-Ellena, a 308 GTB e os modelos de corrida 500 F2 e F2004 F1. As páginas trazem ainda fotos e ficha técnica de cada veículo.
AGENDA
07 HOJE
São José dos Campos recebe a final do "Tuning Show Brasil", evento que reúne competidores de som automotivo, tuning e carros rebaixados. Haverá área VIP, playground e sorteio de R$ 20 mil em prêmios.
Local: Clube Luso Brasileiro
Estrada de São José dos Campos s/n° A partir das 9h
Preços por veículo: R$ 10 (motos), R$ 15 (carros de passeio) e R$ 20 (utilitários)
-
161
mil unidades do Palio foram licenciadas até novembro; o hatch da Fiat tirou o VW Gol da liderança em vendas