Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2012 - 07h47

Soderbergh apresenta "À Toda Prova" no Festival de Berlim

Publicidade

FABIO CYPRIANO
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Em uma edição do Festival de Berlim marcada por papéis com mulheres fortes, a mais poderosa, ao menos do ponto de vista físico, veio da campeã de luta marcial Gina Carano, atriz principal de "À Toda Prova", do diretor norte-americano Steven Soderbergh.

O filme, exibido em sessão fora de competição, anteontem, em Berlim, tem quase metade de sua duração apenas com cenas de lutas realmente impressionantes, nas quais Carano, que interpreta a mercenária Mallory, aniquila o elenco masculino, que inclui Ewan McGregor, Michael Fassbender e Antonio Banderas.

"Se não fosse por ela, de verdade, esse filme não teria sido realizado. Foi ao vê-la no ringue que pensei em fazê-lo ", confidenciou Soderbergh, na capital alemã.

Carano, nos Estados Unidos, é uma popular lutadora de MMA, abreviação para arte marcial mista. Sete vezes campeã, ela perdeu apenas em 2009 para a brasileira Cristiane Santos, e então se aposentou do esporte. Com "À Toda Prova" ela faz sua estreia em Hollywood. "Foi algo que sempre tive vontade [de fazer] e não quero mais parar", disse em Berlim.

Sua performance confere realismo ao filme de ação do diretor. "Quando o Soderbergh me ligou, ele perguntou se eu tinha problema em interpretar um papel no qual eu devia bater realmente com força em uma mulher. Mas por ser uma representação, claro que não me incomodei", contou Fassbender.

Divulgação
Cena do novo filme de Steven Soderbergh, "À Toda Prova"
Cena do novo filme de Steven Soderbergh, "À Toda Prova"

"À Toda Prova" conta a história de uma mercenária traída por um de seus clientes e que vai em busca de revanche. Gravado em câmera digital de última geração, a Red MX, o filme foi, segundo o diretor, editado enquanto era feito. "Esse equipamento me permitia trabalhar à noite com o que eu tinha feito durante o dia, fato impossível em película", conta.

Com isso, o filme pode ser feito mais rapidamente. "Ele é muito econômico no que pretende e gravava exatamente o que queria, o que é raro nesse meio", disse Banderas, que estava bastante bem humorado, em Berlim: "Vocês repararam que o filme começa com alguém dizendo 'shit' (merda), eu acabo ele dizendo 'shit' e ainda tem um monte de 'shit' no meio?", brincou.

Soderbergh confirmou ainda, anteontem, que irá parar de dirigir filmes "por um tempo". "Meu conselho a vocês é que nunca fiquem bêbados com o Matt Damon e confidenciem a ele o que pensam, porque ele tem boa memória e depois conta tudo por aí", disse Soderbergh.

Foi Damon quem, recentemente, tornou público o sábatico que o diretor pretende tirar após terminar três produções já em curso. "Mas é verdade, desde 'Winston' (1987, seu primeiro curta) eu não parei e preciso agora descansar", disse o diretor.


O jornalista FABIO CYPRIANO se hospeda a convite do Festival de Berlim

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página