Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2012 - 09h15

'O Som do Vinil' estreia temporada com bastidores de disco censurado

Publicidade

MARCOS GRINSPUM FERRAZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 1973, em plena ditadura militar, o músico Jards Macalé organizou no Museu de Arte Moderna do Rio um show em comemoração aos 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU.

Naquele momento de poucas liberdades, como conta Macalé no primeiro episódio da sexta temporada de "O Som do Vinil", "a própria carta dos direitos parecia ser um documento subversivo".

Reuniram-se no mesmo palco nada menos do que Chico Buarque, Edu Lobo, Gal Costa, Paulinho da Viola, Raul Seixas, Jorge Mautner, Milton Nascimento, Dominguinhos e Luiz Melodia, entre outros, em um verdadeiro caldeirão político-cultural.

Divulgação
O apresentador Charles Gavin e o músico Jards Macalé no programa "O Som do Vinil"
O apresentador Charles Gavin e o músico Jards Macalé no programa "O Som do Vinil"

Os resultados: uma noite com o Exército cercando o MAM e com policiais em torno da mesa de som. Mais tarde, o disco "O Banquete dos Mendigos", gravado às escondidas no show, seria censurado até o ano de 1979 --segue raro ainda hoje.

Os bastidores de histórias como essa são o tema do programa "O Som do Vinil", cuja nova safra começa a ir ao ar amanhã, às 21h30, no Canal Brasil. A cada capítulo, o ex-titã Charles Gavin investiga a história por detrás de um álbum da música brasileira.

NA TV
O SOM DO VINIL
Estreia da sexta temporada
QUANDO amanhã, às 21h30, no Canal Brasil
CLASSIFICAÇÃO livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página