Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2012 - 05h00

Crítica: 'Era do Gelo 4' demonstra cansaço da franquia

Publicidade

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Desde seu primeiro episódio, a franquia "A Era do Gelo" sempre teve um diferencial bem específico, algo que a elevava acima da média das animações atuais: o esquilo Scrat e sua desastrada busca pela noz perdida.

Digno herdeiro do coiote do "Papa-Léguas", o clássico desenho criado por Chuck Jones para a Warner em 1949, Scrat foi responsável por grandes momentos de humor puramente visual e levemente sádico em "A Era do Gelo".

Mais do que isso: ele deu um toque de modernidade à série, já que suas desventuras sempre correram em paralelo ao eixo central das tramas, como se fossem curtas independentes invadindo a narrativa dos longas.

Divulgação
Cena da animação "A Era do Gelo 4", de Steve Martino e Mike Thurmeier
Cena da animação "A Era do Gelo 4", de Steve Martino e Mike Thurmeier

Em "A Era do Gelo 4: Deriva Continental", que bate recorde ao estrear em 1.010 salas no Brasil, a boa notícia é que Scrat continua rendendo sequências brilhantes -como a do início do filme, em que ele causa, sem querer, a divisão da pangeia (o bloco terrestre original) nos vários continentes atuais.

De resto, porém, este quarto episódio (e o primeiro a não ter a assinatura do brasileiro Carlos Saldanha como diretor ou codiretor) deixa claro o cansaço na franquia.

Desta vez, o desafio dos protagonistas --o mamute Manfred, o tigre Diego e o bicho-preguiça Sid-- é reencontrar seus familiares e amigos, dos quais foram separados pela deriva continental, e derrotar um bando de animais piratas em alto-mar.

Há aqui um foco maior nas relações familiares (entre Manfred e sua filha adolescente, entre Sid e sua avó gagá) e a introdução de personagens interessantes (como o macaco Entranha, líder dos piratas, e a tigresa Shira, por quem Diego se apaixona).

Mas as novidades não são suficientes para renovar a mensagem politicamente correta da série, sobre a necessidade de união para a sobrevivência e do respeito à diversidade (representada pelas diferentes espécies).

A bem-sucedida franquia parece ter entrado no piloto automático, a ponto de ser difícil diferenciar o quarto episódio dos três anteriores.

Nacionalismos à parte, a boa mão de Saldanha para as "gags" visuais (vide "Rio") fez falta. Ao menos Scrat continua lá, para sublimar o sadismo infantil e adulto.

A ERA DO GELO 4
DIREÇÃO Steve Martino e Michael Thurmeier
PRODUÇÃO EUA, 2012
ONDE Cinépolis Largo 13, Espaço Unibanco Pompeia e circuito
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO regular

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página