Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2012 - 05h17

Crítica: Festival de Campos do Jordão termina com celebração jovem

Publicidade

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

Havia muita gente jovem no encerramento da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão na Sala São Paulo. Alegria e naturalidade pareciam empurrar para longe os tempos dos concertos pesados prestigiados por uma pequena elite.

Esse novo público não estranha os nomes dos compositores e nem se perde quando um movimento dura vinte minutos.

O exemplo de juventude vinha de todos os lados -inclusive do palco, já que a Orquestra Jovem da Colômbia reúne músicos entre 16 e 24 anos de todas as regiões do país.

É mais um projeto que está dando certo e que ajuda a mudar a cara da América do Sul, a exemplo do pioneiro Sistema venezuelano (já aclimatado na Bahia) e da Sinfônica Heliópolis, sediada em São Paulo.

O rigor musical unifica esses trabalhos. Há leveza, há mesmo fidelidade às tradições populares --como na festa do bis, com direito a dança, coreografia e percussão caribenha--, mas o que conta é a competência artística, sem barganhas.

Cliff Watts
A violinista Sarah Chang, que se apresentou com a Orquestra Jovem da Colômbia
A violinista Sarah Chang, que se apresentou com a Orquestra Jovem da Colômbia

No domingo o programa teve também uma jovem solista --a violinista norte-americana Sarah Chang-- e um regente inesperado, já que o paulista Cláudio Cruz assumiu o lugar do colombiano Alejandro Posada, anteriormente anunciado.

Sarah Chang encantou a todos no "Concerto para Violino", do finlandês Jean Sibelius (1865-1957), mas, apesar dos pedidos, foi embora sem bis. Chang alterna as mudanças súbitas de caráter propostas pela obra com muita fluência, e mantém o som sempre projetado.

Quem ouviu, entretanto, a mesma obra em maio passado com Jennifer Koh --outra americana de família coreana-- e a Osesp, não esquece a clareza absoluta nas passagens rápidas nem o vibrato preciso nas dissonâncias interrompidas do adágio.

A orquestra ficou mais exposta na segunda parte, sobretudo na abertura "Romeu e Julieta", de Tchaikovsky (1840-93). Tudo é transparente, e não é mesmo fácil timbrar os ataques das madeiras.

Cheio de efeitos --mas bem menos interessante musicalmente-- é o "Capriccio Espagnol", de Rimsky-Korsakov (1844-1908), nacionalista russo que exige tanto dos solistas de cada naipe como das fusões do todo.

Os colombianos tocaram bem, também por causa de Cláudio Cruz: aos 45 anos -23 deles como spalla da Osesp-, o atual regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado alia técnica, energia e fantasia, como se tivesse diante de si um enorme violino.

OBRAS DE SIBELIUS, TCHAIKOVSKY E RIMSKY-KORSAKOV
Sarah Chang e Orquestra Jovem da Colômbia regida por Cláudio Cruz
AVALIAÇÃO: bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página