Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2012 - 06h14

Crítica: Javier Bardem rouba a cena de James Bond em filme parado

Publicidade

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 50 anos de história, a série 007 se impôs graças a uma receita eficiente: muita ação, lugares exóticos, vilões carismáticos, tema musical marcante, gadgets tecnológicos mirabolantes a serviço do poderoso e elegante agente secreto e "Bond girls" idem.

"Operação Skyfall" mostra 007 em crise
'Nunca penso na pressão de ser 007', diz Daniel Craig

"007 - Operação Skyfall" retoma boa parte destas características, mas o resultado não está à altura das melhores aventuras da série.

Daniel Craig é muito convincente nas cenas de ação, mas não tem metade do sex appeal de Sean Connery ou de Roger Moore. Para completar, ele enfrenta momentos de crise e revela uma surpreendente dimensão humana. Mas volta para se redimir.

Francois Duhamel/Efe
Javier Bardem no papel do vilão de "007 - Operação Skyfall"
Javier Bardem no papel do vilão de "007 - Operação Skyfall"

Sempre engenhosos, surpreendentes e muito aguardados pelos fãs, os gadgets estão simplesmente ausentes.

E o mesmo quase acontece com as "Bond girls", resumidas em Bérénice Marlohe --atriz de televisão, com pouca experiência no cinema--, com uma breve aparição.

A principal figura feminina é a septuagenária M. (Judi Dench), chefe de Bond no MI6, o serviço secreto inglês, cuja sede sofre um atentado.

O melhor do filme é o vilão Raul Silva, muito bem interpretado por Javier Bardem. Maquiavélico, cínico e pernóstico, ele encara Bond para se vingar de M. Ele rouba a cena assim que surge na tela, quando dirige uma série de subentendidos homossexuais a Bond, algo bem distante dos cânones da série.

O ritmo também não tem a trepidação dos melhores 007. As cenas mais movimentadas são a primeira e a última, contrastando com o tom intimista que domina o resto da história do agente secreto.

007 - OPERAÇÃO SKYFALL
DIRETOR Sam Mendes
PRODUÇÃO EUA/Reino Unido, 2012
ONDE Eldorado Cinemark, Kinoplex Itaim, Playarte Bristol e circuito
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
AVALIAÇÃO regular

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página