Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2013 - 05h15

Relançamentos históricos marcam 50 anos de tirinhas da Mônica

Publicidade

BRUNO MOLINERO
DE SÃO PAULO

No dia 3 de março de 1963, um cartunista de 27 anos, ainda desconhecido pelo público, lançava à sorte em uma tirinha da "Ilustrada" sua primeira personagem feminina: a dentuça Mônica.

Cinquentenário da Mônica, de Mauricio de Sousa, causa "incômodo" em Jaguar
Ficção: Linda e malhada, Mônica é dentista e melhor amiga de Cebolinha

Cinquenta anos depois, a aposta se transformou em sucesso, ofuscou outras criações do desenhista e consolidou o agora famoso Mauricio de Sousa como um dos maiores nomes dos quadrinhos.

Os números impressionam. Segundo a Mauricio de Sousa Produções, mais de um bilhão de revistinhas foram vendidas em todo o mundo desde 1970, quando o primeiro gibi da Mônica foi publicado. A Turma Jovem, voltada ao público adolescente, atinge picos de 600 mil cópias por edição --nos EUA, por exemplo, gibis como "Homem Aranha" dificilmente alcançam a marca de 200 mil.

Como um pai orgulhoso pelo sucesso da filha, Mauricio investiu R$ 5 milhões para que sua dentuça não saia dos holofotes durante o cinquentenário.

Estão confirmadas peças de teatro, um novo site e relançamentos de gibis históricos. A personagem também vai ganhar uma exposição sobre sua trajetória. Uma segunda mostra, sobre o coelho Sansão, pode ser visitada no Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, em São Paulo).

Atualmente, o cartunista já licencia a Turma da Mônica para mais de cem empresas. Esse número também deverá aumentar. Uma rede de fast food será o "restaurante oficial" do aniversário. E uma doceria inventou um bolo baseado na personagem para a festa.

A pedido da Folha, o escritor Fabrício Carpinejar escreveu um texto sobre Mônica (leia ao lado), imaginando-a uma cinquentona.

Se a garotinha realmente será assim no futuro, só a Turma da Mônica Adulta irá revelar. Com roteiros de Walcyr Carrasco, a mais nova revista de Mauricio de Sousa chegará às bancas em 2017, com o título de aposta do cartunista para os próximos 50 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página