Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2013 - 16h08

China desbloqueia acesso ao site de dados cinematográficos IMDb.com

Publicidade

DE SÃO PAULO

Para a alegria dos cinéfilos chineses, o site IMDb.com deixou de ser bloqueado no país, depois de três anos de censura.

O site, que pertence à Amazon e cuja sigla significa Internet Movie Database (em português, base de dados cinematográfica da internet), é o maior portal de informações sobre artistas de cinema, televisão e produções audiovisuais do mundo.

Cinéfilos de toda a China comentaram a novidade com alegria nas redes sociais, mas também expressaram receio de que o bloqueio possa retornar.

Por meio do site, os chineses podem saber mais sobre filmes que são banidos no país, como por exemplo "Palácio de Verão", filme de Lou Ye que concorreu em Cannes em 2006. O longa possui cenas que retratam os protestos pró-democracia em Pequim, em 1989.

A China proibiu o acesso ao IMDb.com em 2010, supostamente pela inclusão do documentário "When the Dragon Swallowed the Sun" no site. O filme fala sobre a anexação do Tibete à China em 1950 e as políticas entre Pequim e a região, e conta com depoimentos do líder do Radiohead, Thom Yorke, do compositor Philip Glass e até do Dalai Lama.

O desbloqueio do IMDb.com é visto por alguns como uma resposta da China às pressões exteriores sobre seu controle de mídia.

Nos últimos anos, um número crescente de filmes de Hollywood têm obtido permissão para serem comercializados na China --embora sejam veiculados com algumas cenas cortadas, como aconteceu recentemente com "A Viagem" e "007 - Operação Skyfall".

Em dezembro, o canal de filmes da Televisão Central da China exibiu "V de Vingança" (2005), dos irmãos Wachowski, o que causou surpresa. O filme fala sobre um revolucionário mascarado tentando derrubar um governo autoritário.

Divulgação
O ator Hugo Weaving e atriz Natalie Portman, em cenas do filme "V de Vingança"
O ator Hugo Weaving e atriz Natalie Portman, em cenas do filme "V de Vingança"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página