ISABELLA MENON
DE SÃO PAULO

José Alberto Figueroa foge do comum. Suas fotografias mostram um lado da Revolução Cubana raramente visto na mídia. O mesmo ele faz na queda do Muro de Berlim, retratada sem celebração ou pessoas com martelos sob o maior símbolo da Guerra Fria, mas com um cenário vazio e sombrio.

A Caixa Cultural abre nesta quarta (10) uma retrospectiva dos 50 anos da carreira do fotógrafo cubano.

Nas 69 imagens, Figueroa brinca com contradições e mostra o seu ponto de vista a partir dos retratos. Na série sobre a queda do Muro de Berlim, vê-se o olhar do artista como um cubano que presencia o declínio do socialismo.

"Eu sabia que, após aquele momento, eu poderia passar daquela linha que dividia a Alemanha Ocidental da Oriental, mas algo me impedia", relembra o fotógrafo em entrevista à Folha.

MEDO

Ele estava em Nova York no dia do ataque às Torres Gêmeas em setembro de 2001. "Minha filha diz que eu tive medo", diz o artista se referindo a Cristina Figueroa responsável pela curadoria da mostra.

O fotógrafo acredita que algo importante aconteceu a partir daquele dia: os americanos teriam se sentido ameaçados pela primeira vez.

"Eles sempre se acham os melhores do mundo e que nada acontecerá com eles", diz o fotógrafo, destacando que a vida de um cubano é um medo constante.

"Refletia sobre qual seria o futuro de Cuba após o ataque", e lembra que, depois daquele dia, Cuba entrou para a lista de países considerados terroristas pelos EUA.

Assim como havia feito cerca de dez anos antes em Berlim, ele fotografou avenidas vazias de Nova York após o ataque que abalou o mundo.

"Ouvia de algumas pessoas que Fidel Castro seria um possível responsável pelo ataque", diz.

Apesar dos cliques em diversos momentos históricos, Figueroa revela que até hoje sente-se desconfortável ao clicar lugares que não estejam relacionados a Cuba.

"Não sei explicar direito isso, mas, por exemplo, tenho netos e família em Miami e até hoje quando viajo para lá não consigo fotografar nada."

FAMÍLIA

Em quatro seções, a mostra segue uma cronologia que começa com a Revolução Cubana e passa por fatos que a sucederam, como guerra de independência de Angola.

A primeira parte, chamada "Pessoas da História", mostra a década de 1960. À época, Figueroa estava no início da carreira, com 20 e poucos anos, e fotografava seus familiares e jovens cubanos.

Ele conta que, naquela época, fotograva para ter recordações, mas que "tudo em Cuba se torna político".

No início da Revolução, era necessário pedir autorização para deixar o país, e aqueles que o deixavam não eram mais considerados cubanos.

Ele passou a fotografar seus parentes a cada vez que alguém recebia permissão para deixar o país. O resultado foi uma sequência de fotos de uma grande família que foi se esvaziando até sobrarem apenas quatro pessoas.

Sua mãe foi a última a receber a permissão e se mudar para Miami. "Nos despedíamos das pessoas sem saber se as veríamos de novo. Vi minha mãe 13 anos depois que ela deixou Cuba e apenas por uma semana", conta ele.

UM AUTORRETRATO CUBANO
ONDE: Caixa Cultural, praça da Sé, 111, tel. (11) 3221-4400
QUANTO: entrada gratuita
QUANDO: de 10 de janeiro a 4 de março, ter. a dom. das 9 às 19h

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.