Modernidade de Gio Ponti ganha mostra no Museu da Casa Brasileira 

A partir desta quinta (1º), exposição contempla obra do arquiteto milanês (1891-1971) 

Isabella Menon
São Paulo

“Ele não pertencia à sua época”. Assim o colecionador Benedikt Taschen define o arquiteto Gio Ponti (1891-1979) no documentário “Amare Ponti”, que será exibido nesta quarta (28) na sede do Istituto Italiano di Cultura. 


Além do filme, o arquiteto milanês, considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura italiana no pós-Guerra, ganha uma mostra a partir de quinta (1º) no Museu da Casa Brasileira. 


A exposição reúne desenhos e fotografias relacionadas a projetos arquitetônicos, como a sede da Pirelli, em Milão, e peças de mobiliário pensadas pelo designer entre os anos 1935 e 1970. 


Para o diretor do instituto, Michele Gialdroni, a maior contribuição de Ponti foi pensar na leveza de edifícios, em uma época em que a arquitetura e o design era, majoritariamente, composto por peças carregadas com muitos elementos.

MULTIFUNCIONAL

Mas Ponti não foi “apenas” arquiteto e designer. Multifuncional, trabalhou como editor de revistas e foi cronista, além de ter tido vida acadêmica, como professor. 


“Ele transitou por uma época que o design era meramente decorativo para um design funcional”, explica o Gialdroni, que acredita que esse fator tenha contribuído para aproximar o design à população, que antes de Ponti era mais elitizado. 


Segundo Gialdroni, o período de reconstrução da Itália, após a derrota do país na Segunda Guerra, foi “essencial” para o desenvolvimento comercial do design


Entre os nomes da reconstrução, Gio Ponti colaborou, com seus projetos, a romper com a orientação clássica que marcou a arquitetura do período fascista. 


Gialdroni, que classifica o arquiteto como um precursor da modernidade na Itália, pondera, ainda, que a forma de projetar de Ponti possa ter frutificado no Brasil —por meio de uma ilustre pupila do arquiteto, Lina Bo Bardi, responsável por projetos como o Masp e o Sesc Pompeia. 

 

Amare Gio Ponti  
QUANDO quarta (28) às 19h30
ONDE Istituto Italiano di Cultura San Paolo, av. Higienópolis, 436
QUANTO grátis

Vivere alla Ponti-maneiras de morar e trabalhar de Gio Ponti 
QUANDO
a partir de quinta (1º); de ter. a dom. das 10h às 18h 
ONDE Museu da Casa Brasileira, av. Brig. Faria Lima, 2.705 
QUANTO R$ 10; (grátis sáb. e dom.)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.