Descrição de chapéu artes plásticas

Laura Vinci retrata dúvidas como bruma em obra exposta na galeria Nara Roesler  

Com Morro Mundo, artista plástica propõe reflexão sobre incertezas atuais

Isabella Menon
São Paulo

Obra 'Morro Mundo' da artista plástica Laura Vinci exposta na galeria Nara Roesler
Obra 'Morro Mundo' da artista plástica Laura Vinci exposta na galeria Nara Roesler - Everton Ballardin/Divulgação

Em 2017, Laura Vinci causou burburinho com uma instalação exposta no MuBe que produzia ondas de fumaça na esplanada de concreto do museu paulistano. 


Na época, recorda a artista plástica, a neblina causou espanto em alguns desavisados que não sabiam que se tratava de uma obra e acharam que um incêndio teria tomado conta do edifício projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. 


Agora, a bruma, recurso muito presente nas obras de Vinci, pode ser novamente contemplada, desta vez na galeria Nara Roesler, onde está exposta a instalação “Morro Mundo”. 


Um fragmento da obra foi apresentado no Espaço Cultural Porto Seguro, em novembro de 2017; esta, porém, é a primeira vez que a instalação completa, composta por cinco tubos, poderá ser vista em São Paulo. 


Para a artista, a estrutura de vidro, também recorrente em seu trabalho, “é como se fosse a estrutura do mundo”. 


Vinci acredita que trazer a tubulação para a superfície tenha a ver com expor partes do mundo que são escondidas no subterrâneo. 


Já a neblina, liberada dos tubos a cada dez minutos, tem o papel de “nos envolver e nos confundir”. “É como se a neblina quisesse mexer com as nossas certezas, com aquilo que é embaçado”, diz Vinci
Junto à estrutura de vidro, materiais, como folhas banhadas em ouro e outros materiais dourados, complementam a instalação.


As folhas também estão expostas na instalação da artista no antigo Banespão, atual Farol Santander —, as folhas fundidas em latão formam a instalação “Diurna”, que propõe experiências com a paisagem e a natureza por meio de projeções e mapeamentos de vídeos, na galeria. 


Para Vinci, as folhas relacionam-se à natureza e evocam uma vontade de mudança nos tempos atuais que, para ela, sofrem com uma “crise ecológica”. 

 

MORRO MUNDO - LAURA VINCI

QUANDO até 24/3; seg. a sex. das 10h às 19h e sáb. das 11h às 15h
ONDE galeria Nara Roesler, av. Europa, 655, tel. 2039-5454
QUANTO entrada gratuita 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.