Descrição de chapéu música

Brasileira representa a Letônia em concurso kitsch de música

Laura Rizzotto estará no Eurovision, maior competição do gênero

A cantora brasileira Laura Rizzotto na final do concurso Supernova, que ela ganhou. Ela vai representar a Letonia no Eurovision 2018
A cantora brasileira Laura Rizzotto na final do concurso Supernova - Divulgação
Daniela Kresch
Tel Aviv

Ela nasceu em Ipanema, mas vai representar a Letônia no maior concurso musical do mundo, o Eurovision, com média de 200 milhões de espectadores por todo o mundo.

A brasileira Laura Rizzotto, 23, foi escolhida por voto popular para cantar sob a flâmula da república báltica no famoso festival europeu, que este ano acontecerá de 8 a 12 de maio em Lisboa.

Um mês antes do evento, a carioca debutou a canção " Funny Girl" —composta por ela, em inglês— numa espécie de vitrine do Eurovision em Tel Aviv: o "Israel Calling 2018", que aconteceu na terça-feira (10).

Representantes de 25 dos 43 países que participam este ano mostraram suas músicas para um público de 30 mil pessoas na Praça Rabin. Laura foi bem recebida pelo público israelense.

"No Eurovision todo mundo parece juiz. É que nem Copa", brincou a jovem à Folha. "Mas acho que tudo vai depender da apresentação no dia, quem conquistar mais a audiência."

Neta de uma letã, Laura tem dupla nacionalidade. Mas nunca pensou que representaria o país na festa anual da música no Velho Continente —febre anual com canções kitsch como a italiana "Volare" e a sueca "Waterloo", do grupo ABBA.

No ano passado, no entanto, Rizzotto decidiu tentar a sorte numa espécie de reality show, o Supernova, cujo prêmio seria representar a Letônia no Eurovision.

"Conhecia o Eurovision, mas nunca pensei em me inscrever. Acabaram me escolhendo por voto popular. E não só a mim, principalmente a minha canção."

 

A cantora descobriu a vocação adolescente. Em 2009, aos 15 anos, já se apresentava em bares e restaurantes, cantando de blues a pop, com uma pitada de country e som acústico.

Em 2011, lançou seu primeiro álbum ("Made in Rio") e, no ano seguinte, abriu uma apresentação de Demi Lovato em São Paulo. Chegou a trabalhar ser "coach" de português de Jennifer Lopez.

Aos 17, Rizzotto se mudou para Nova York para estudar música. Logo engatou no mestrado em música na Universidade Columbia. Em 2014, lançou seu segundo álbum ("Reason to Stay").

No passado, os países participantes no Eurovision tinham que cantar na língua de seus países. Agora, no entanto, quase todos cantam em inglês.

Uma das exceções foi o português Salvador Sobral, que venceu o concurso de 2017 cantando em português a música "Amar pelos dois" (utilizada na abertura da novela "Tempo de Amar", da Rede Globo).

Este ano, Portugal vai buscar um raro bicampeonato. Pela primeira vez, o português será a língua do país anfitrião. Caetano Veloso, por exemplo, fará um dueto com Salvador Sobral na abertura.

 

Poucos brasileiros participaram do Eurovision. Uma delas, Miriam Christine Borg, nascida em Santo Antônio do Descoberto (Goiás), representou Malta em 1996.

Outra com laços com o Brasil foi Hanna Dresner-Tzach, que nasceu em Israel, mas viveu no Rio de Janeiro dos 5 aos 13 anos. Ela representou Israel em 1973 e 1977.

a próxima estrela

Segundo todos os sites de apostas, Israel —que não fica na Europa, mas participa do Eurovision desde 1973— é o favorito deste ano. A cantora Netta Barzilai, 24, vencedora do reality A Próxima Estrela, conquistou os israelenses com seu estilo descolado, roupas, penteados e vocais fora do comum.

Outros países de fora da Europa participam, como Austrália, Armênia, Chipre e Azerbaijão.

"O Eurovision é uma celebração de culturas diferentes. Quem parou para pensar sobre como é a música no Azerbaijão ou na Ucrânia?", pergunta Laura.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado, o nome da canção composta em inglês por Laura Rizzotto é "Funny Girl", não "Funny Lady". O texto foi corrigido.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.