Diretor de 'A Volta ao Mundo em 80 Dias' morre aos 98 anos

Michael Anderson foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro em 1957

Cantinflas e David Niven em cena do filme "A Volta ao Mundo em 80 dias", baseado no romance de Júlio Verne
Cantinflas e David Niven em cena do filme "A Volta ao Mundo em 80 dias", baseado no romance de Júlio Verne - Reprodução

O diretor britânico Michael Anderson, de "A Volta ao Mundo em 80 dias" (1956), morreu na última quarta (25) aos 98 anos, em Vancouver, no Canadá. A informação foi divulgada neste sábado (28) por portais de notícias estrangeiros. 

O britânico começou a carreira no fim da década de 1930 no Elstree Studios, em Londres, segundo o jornal britânico The Telegraph. Serviu durante a guerra e, quando retornou, assinou contrato com a produtora Associated British Picture Corporation. 

Michael Anderson, diretor de "A Volta ao Mundo em 80 dias"
Michael Anderson, diretor de "A Volta ao Mundo em 80 dias" - IMDB/Reprodução

Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro em 1957, Anderson também dirigiu longas como "The Dam Busters" (1955) e "Fuga no Século 23" (1976). 

"The Dam Busters", que mostra o ataque dos britânicos contra os inimigos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, foi o filme britânico com a maior bilheteria em 1955 na Inglaterra. 

Segundo o The Times, uma autobiografia do autor será lançada em breve. Ele era a pessoa mais  velha com uma indicação ao prêmio de melhor diretor no Oscar no currículo —agora, Franco Zeffirelli, de "Romeu e Julieta", assume o posto. 

Ele deixa um filho, o ator Michael Anderson Jr., a mulher, Adrianne Ellis, e os enteados, a atriz Laurie  Holden ("The Walking  Dead" e "The  Americans") e Christipher  Holden.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.