Histórias de zumbis se cruzam na série 'Fear the Walking Dead'

Quarta temporada traz elementos da trama de 'The Walking Dead', sua matriz 

Tony Goes
Austin (Texas)

"Sempre nos disseram que isso nunca iria acontecer. E, no entanto, olha a gente aqui", ri Alycia Debnam Carey, a Alicia de "Fear the Walking Dead". "Eu fiquei sabendo pelo Twitter!"

A atriz se refere ao "crossover" —mistura de tramas e personagens— entre sua série e o programa da qual deriva, "The Walking Dead".

A quarta temporada de "FTWD", que estreia neste domingo (15) no canal pago AMC simultaneamente com os Estados Unidos, começa justamente com a chegada de Morgan Jones (o ator britânico Lenny James), vindo do seriado original.

Para promover o "crossover", "Fear the Walking Dead" mudou sua linha do tempo. A ação se passava no momento imediatamente após o surgimento do vírus misterioso que transforma os mortos em zumbis devoradores de carne humana.

"The Walking Dead" estaria no futuro, quando a contaminação já se alastrou. A nova temporada de "FTWD" alcança esse momento já retratado por sua série-mãe.

A locação também é nova. Depois de começar na Califórnia e passar pelo México, "FTWD" agora está baseada na região de Austin, Texas.

As vantagens da mudança são várias: dos custos mais baixos de produção ao clima ameno e quase sempre ensolarado dessa região texana.

A Folha visitou o set de filmagem em uma fazenda a cerca de 50 km ao sul de Austin e conversou com alguns integrantes do elenco."No começo de cada temporada, nós discutimos com os produtores e roteiristas sobre o arco dramático dos nossos personagens", conta Lenny James.

"Mas no ano passado foi diferente. Eu levei um susto quando me propuseram mudar de série. Se eu não aceitasse, eles teriam tomado um caminho completamente diferente."

As razões para o "crossover" não são apenas artísticas. Em 2015, cerca de 10 milhões de espectadores assistiram ao primeiro episódio de "FTWD". Hoje, a audiência não passa de 2 milhões.

dias melhores

"The Walking Dead" também já viu dias melhores. Entre suas terceira e sexta temporada, o programa se tornou o mais visto da TV paga americana de todos os tempos, e o favorito do segmento do público entre 18 e 49 anos de idade (o mais cobiçado pelos anunciantes).

Mas os 15 milhões de espectadores por episódio dessa época encolheram para seis. Hora de uma intervenção.

Para revitalizar a franquia como um todo, os produtores resolveram aproximar os dois programas. Além da mudança de locação e do salto no tempo, também trouxeram novos nomes para o elenco de "FTWD", como Jenna Elfman ("Dharma and Greg") e Maggie Grace ("Lost").

Será que a audiência vai responder? O público pode ter se fartado dos mortos-vivos, um tema que se tornou onipresente na cultura pop da última década.

A reportagem assistiu aos dois primeiros episódios da quarta temporada de "FTWD". Os fãs mais radicais talvez estranhem o primeiro: é como se fosse de uma terceira série, ainda que com zumbis. Mas, a partir do segundo, todas as caras familiares estão de volta.

E os enxames de "walkers" também. O espectador não passará pela ligeira frustração da reportagem: no set no Texas, havia uma única atriz caracterizada como morta-viva.


NA TV

Fear the Walking Dead

estreia da 4ª temporada

QUANDO 23h30, AMC,16 anos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.