Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha traz conto de Edgar Allan Poe em versão bilíngue

'O Poço e o Pêndulo', sétimo volume da série, chega às bancas em 20/5

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O contista, poeta, editor e crítico literário americano Edgar Allan Poe - Associated Press
São Paulo

O livro "O Poço e o Pêndulo", apresentado no sétimo volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura, conta os sofrimentos físicos e psicológicos de um prisioneiro confinado em um ambiente claustrofóbico.

O conto de Edgar Allan Poe (1809-49) chega às bancas no domingo (20/5) em versão bilíngue, com textos lado a lado em cada idioma, o que possibilita ao estudante de língua inglesa comparar rapidamente o original e a tradução.

O volume da Coleção Folha também dá acesso a uma plataforma digital, com versões em PDF e em áudio da trama do escritor americano.

Poe foi contista, poeta, editor e crítico literário. Foi ainda pioneiro no gênero de romance policial, inspirando a criação de detetives famosos como Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle (1859-1930), e o detetive Poirot, de Agatha Christie (1890-1976).

Ele explorava os limites entre realidade e imaginação fazendo uso do elemento fantástico em suas narrativas, permitindo assim uma integração maior entre livro e leitor.

Poe construía personagens que fugiam do padrão, com fobias, doenças e segredos obscuros da mente humana. Em "O Poço e o Pêndulo", de 1842, dor, medo da morte e esperança são os temas principais.

"Esse conto narra uma situação de terror psicológico que também tem uma dimensão social ou política —já que trata de uma cena de encarceramento e tortura durante a inquisição— porém com o habitual cerebralismo analítico que o autor conserva na descrição dos fenômenos mais obscuros", explica Manuel da Costa Pinto, jornalista e consultor desta Coleção Folha.

"O Poço e o Pêndulo" conta a história de condenado à morte que é torturado pela Inquisição Espanhola num ambiente inóspito, fechado, cheio de pânico e horror, onde realidade e alucinação se alternam.

A descrição profunda da mente do protagonista, bem como a narrativa em primeira pessoa, e a linguagem detalhista transmitem ao leitor a angústia do personagem.

Esta edição proporciona também ao estudante da língua inglesa o contato com um vocabulário em inglês rico em verbos e adjetivos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.