Descrição de chapéu
crítica de música música

Em 'Voo Longe', Illy transporta ouvinte para a década de 1970

Estreia da cantora baiana parece apontar para o passado de forma referencial

A cantora Illy ***EXCLUSIVO MONICA BERGAMO***
A cantora Illy - Daryan Dornelles
CLEBER FACCHI
São Paulo

Voo Longe

  • Preço R$ 20,90 (álbum)
  • Gravadora Alá/ Universal Music
  • Artista Illy

Ouvir "Voo Longe", estreia da baiana Illy, é como se transportar musicalmente para a década de 1970.

Do timbre de voz que lembra a jovem Gal Costa ao jogo contrastado de ritmos que invade o trabalho —samba, ijexá, bossa nova, jazz, rock, pop e música cubana—, cada fragmento do disco parece apontar para o passado de forma referencial, resgatando parte da atmosfera e sonoridade detalhada de obras como "Acabou Chorare" (1972).

A exemplo, o misto de axé, rock e percussão ritualística que se espalha nas brechas da inaugural "Sombra da Lua".

Única parceria de "Voo Longe", a colaboração com o conterrâneo Gerônimo Santana ganha forma aos poucos, sem pressa, encaixando batidas cadenciadas, guitarras e vozes que convidam o ouvinte a dançar.

Variações rítmicas confessam o desejo de Illy em reverenciar o passado preservando a própria identidade, vide a inserção de temas eletrônicos na derradeira "Ela".

A principal diferença entre "Voo Longe" e outros tantos registros que buscam emular a boa fase da música popular brasileira está na riqueza poética e fino repertório montado para o disco.

Illy e os produtores do álbum, Moreno Veloso e Kassin, se esquivam de possíveis excessos e músicas descartáveis, fazendo de cada composição um objeto de destaque.

Foram três anos de pesquisa e diálogo com representantes vindos de diferentes campos da música brasileira. O cuidado que se reflete no trabalho.

Versos refletem a vulnerabilidade e profunda entrega do eu lírico, como se mesmo costurando músicas assinadas de diferentes compositores, Illy revelasse ao público uma obra homogênea, coesa.

Frações de uma expressão sentimental que não só sintetiza a identidade romântica da cantora como parece capaz de seduzir e emocionar mesmo os mais frios ouvintes.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.