Descrição de chapéu Livros

Escritora polonesa Olga Tokarczuk vence o Man Booker International Prize

Troféu é um dos principais prêmios literários do mundo

Olga Tokarczuk (à dir.) com outros finalistas do Man Booker International Prize, no Festival de Berlim - Michele Tantussi/Reuters
Maurício Meireles
São Paulo

A escritora polonesa Olga Tokarczuk foi eleita, na noite desta terça-feira (22), como a nova ganhadora do Man Booker International Prize, um dos principais troféus literários do mundo. Ela foi escolhida pelo romance "Os Vagantes".

O romance foi publicado no Brasil, em 2014, pela editora Tinta Negra, mas está esgotado.

A autora receberá £50 mil (R$ 245 mil), que serão divididas com sua tradutora, Jennifer Croft.  O prêmio britânico escolhe um autor de qualquer nacionalidade, desde que publicado no Reino Unido. 

Tokarczuk é uma das principais celebridades literárias da Polônia. "Flights" (Voos) é narrado em capítulos fragmentários, com histórias de vários séculos.

Em uma história, por exemplo, a autora conta a biografia imaginada de um anatomista holandês que descobriu o tendão de Aquiles, no século 17. Em outra, conhecemos a história do coração de Chopin, carregado em um recipiente com álcool por sua irmã. Numa outra narrativa dentro do romance, um homem viaja com um livro de Emil Cioran e pede para que os hotéis substituam suas bíblias pela obra —o livro sagrado, diz o personagem, não serve para prever o futuro.

De acordo com uma crítica do livro publicada no jornal britânico The Guardian, seus principais temas são os deslocamentos do corpo, a mortalidade e o significado do lar para o homem.

O título em polonês do livro, "Bieguni", ou peregrinos, se refere a uma seita ficcional eslava de pessoas que decidem vagar sem rumo.

A presidente do júri, Lisa Appignanesi, destacou que o romance não apresenta uma narrativa tradicional, apontando a descrição que a própria autora dá para a própria obra, "constelação romanesca".

"Adoramos a voz da narrativa, que se alterna da sagacidade e da alegre malícia para uma textura emocional real", disse.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.