Descrição de chapéu Livros

'O Pássaro de Fogo', de Stravinsky, é tema da Coleção Folha

O 14º volume da série de concertos e óperas para crianças chega às bancas em 20/5

Figurino de Léon Bakst para O Pássaro de Fogo, 1910,
Figurino de Léon Bakst para a primeira montagem do balé de Stravinsky, em 1910 - Reprodução
Cristiane Martins
São Paulo

Uma pluma com poderes mágicos é o elemento-chave do 14º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas em 20/5.

O volume apresenta ao pequeno leitor uma história recheada de fantasia, cores, monstros e mistério, e aborda temas como amor, magia, confiança e luta entre o bem e o mal.

A música de "O Pássaro de Fogo" foi composta pelo russo Igor Stravinsky (1882-1971), que também é autor da célebre "A Sagração da Primavera" (volume 22 desta coleção).

O compositor ganhou fama por meio de balés. A montagem, que foi adaptada pelo russo Michel Fokine (1880-1942), alçou voo em 1910 na Ópera de Paris.

Stravinsky tinha 28 anos de idade ao escrever a obra, encomendada pelo russo Sergei Diaghilev (1872-1929) e foi uma das primeiras produções com música composta especialmente para a companhia de seu compatriota.

O enredo se inspira em uma fábula russa que conta a história de um pássaro brilhante, personagem do folclore daquele país e que remete a lenda da Fênix. O conto de fadas narra a história do príncipe Ivan, um herói que, ao sair para caçar, é surpreendido por um pássaro coberto de fogo.

Fascinado pela ave, uma criatura de grande poder mágico, o príncipe segue-a despreocupadamente até o jardim encantado do terrível Katschei, um gigante de pele verde.

Ali, o protagonista vê o Pássaro de Fogo planando sobre uma árvore de maçãs de ouro decide capturá-lo. Enclausurada, a ave implora ao príncipe que a liberte em troca de uma pena mágica: sua pluma terá o poder de ajudá-lo sempre que precisar. E por meio dela, o protagonista encontrará o amor e enfrentará uma enxurrada de obstáculos.

O 14º volume da Coleção Folha inclui, além do livro ilustrado, um CD com uma gravação da Orquestra Sinfônica de Seattle, sob regência do americano Gerard Schwarz.

A edição explica a relação entre trechos da história e faixas do álbum, e ainda oferece atividades lúdicas às crianças, como um jogo de cinco erros, em meio às belas ilustrações do catalão Sebastià Serra.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.