Descrição de chapéu Livros

Dave McKean narra pesadelos bélicos do pintor que lutou na Primeira Guerra

'Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash' é uma obra arrebatadora do cultuado ilustrador inglês

Thales de Menezes
São Paulo

No mundo das histórias em quadrinhos, alguns artistas são cultuados como criadores de realidades particulares. Entre esses nomes que arrastam hordas alucinadas às convenções de fãs está o inglês Dave McKean, 54.

Ilustrador de trabalhos de forte caráter onírico, ele chega mais uma vez ao mercado brasileiro com uma obra arrebatadora, "Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash".

Aficionados que correram ao Festival Internacional de Quadrinhos em Belo Horizonte, encerrado na semana passada, carregavam outros títulos para McKean autografar. Na maioria dos casos, frutos de sua celebrada parceria com outro britânico, Neil Gaiman, 57, venerado autor da série "Sandman".

As capas delirantes dos volumes de "Sandman" formam uma galeria de imagens que já seria suficiente para consagrar McKean, mas a colaboração com Gaiman se estende por uma pequena biblioteca fantástica: "Mr. Punch", "Orquídea Negra", "Coraline", "Violent Cases", "Sinal e Ruído" e muitos outros.

Embora essa parceria ainda seja a fatia mais conhecida de McKean no Brasil, seu trabalho individual já é um dos pilares da moderna HQ. Os sete livros de sua série "Cages" estreitam a distância entre os gibis e as artes visuais ditas "sérias". E o novo "Black Dog" veio para consolidar essa aproximação.

"O que me atraiu para esse projeto foi captar a guerra pelo olhar de uma pessoa, no caso uma pessoa extraordinária", diz McKean. Ele se refere a Paul Nash (1889-1946), figura central do modernismo nas artes britânicas. Um dos maiores pintores de paisagens do século 20, Nash lutou na Primeira Guerra Mundial e essa experiência marcou fortemente seu trabalho.

McKean enxerga muitas ligações entre ele e Nash. "Ele retornou da Primeira Guerra e foi viver e trabalhar numa pequena cidade próxima de onde eu moro. Então compartilhamos as mesmas paisagens. Ele perdeu a mãe quando era jovem, e eu perdi meu pai muito cedo. Temos muita coisa em comum, um lado sombrio, melancólico".

"Black Dog" nasceu de um convite feito pelo projeto "14-18 NOW", que patrocina trabalhos que resgatam o período da Primeira Guerra (1914-18). McKean defende a necessidade de um olhar constante sobre este e outros episódios conturbados da história.

"No mundo que temos agora, existe esse cenário de fake news que tentam reescrever a verdade. Viver em liberdade é um trabalho muito árduo. Muita gente se esquece de que pessoas precisaram morrer para que a liberdade fosse conquistada. É necessário lembrar o custo de tudo isso, o tempo todo."

O autor não define "Black Dog" como um relato da vida de Nash, embora ele tenha escrito todo o texto a partir de trechos da autobiografia do artista e de transcrições de conversas dele com soldados na frente de batalha, muitos travados pouco antes da morte desses homens.

McKean vê a obra como uma sequência de sonhos. Acredita que neles estão as impressões deixadas na personalidade de Nash, que seriam mais importantes do que relatar o que acontecia em sua realidade. "O sonho é um filtro, que tenta realçar as cicatrizes psicológicas provocadas pelas mortes no combate. Meu livro acompanha a angústia de Nash, que foi para a guerra um jovem ingênuo e encontrou ali uma voz criativa. Quero retratar essa mudança."

Os dois personagens constantes são Nash e um cão negro. Em sua autobiografia, o pintor conta que essa figura é recorrente em seus sonhos desde criança. Uma das diversões dos fãs de McKean é descobrir os inúmeros significados simbólicos do cão nos diferentes capítulos da novela gráfica.

Cena do filme 'Mirrormask', do britânico Dave McKean - Divulgação

"Black Dog" não é apenas um livro. McKean idealizou um evento multimídia, numa performance montada na Inglaterra, com elementos de teatro, música e projeções de filme. Ele é também diretor de cinema. Lançou vários curtas e dois longas instigantes, "Mirrowmask" (2005) e "Luna" (2014), que misturam animação com atores reais.

Desde o início ele imaginou "Black Dog" indo além do papel. "Foram quatro meses criando a história e os desenhos, e quatro meses compondo músicas e os filmes para projetar na performance. Tinha esse prazo apertado no cronograma do '14-18 NOW' e foi tudo muito rápido. Uma semana antes de o prazo acabar ainda estava mudando o texto do livro", conta McKean.

O cruzamento entre mídias não é novidade para o autor, que já ilustrou adaptações para HQ de livros de Stephen King, "Sombras da Noite" e "A Torre Negra", e também foi desenhista e consultor visual para filmes da franquia "Harry Potter".

McKean tem no currículo uma aclamada contribuição para a DC Comics, que foi desenhar "Asilo Arkham" (1989), novela gráfica de Batman escrita pelo escocês Grant Morrison, 58. No entanto, ele revela que abomina o atual momento de inúmeros filmes blockbuster baseados em quadrinhos.

Para o desenhista, a perspectiva de fazer muito dinheiro vendendo uma HQ para o cinema acaba afetando a qualidade da obra. "Eu gosto de quadrinho feito para ser quadrinho, nada mais do que isso. É uma arte completa, não precisa ser rascunho para outras".

McKean diz que não pode opinar sobre quem está se dando melhor nessa empreitada, se a DC ou a rival Marvel. "Simplesmente não assisto. Adoro cinema, mas um cinema mais ambicioso, mais criativo. E às vezes eu desisto de ler uma história em quadrinhos quando percebo ser uma obra rasteira, concebida para ser apenas um possível storyboard para um filme."

Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash

  • Preço R$ 59,90 (120 págs.)
  • Autor Dave McKean
  • Editora DarkSide Books
  • Tradução Bruno Dorigatti

Quem foi o pintor Paul Nash (1889-1946) ​

Em 1912, faz suas primeiras exposições, acompanhado do irmão, John Nash

Servindo ao Exército desde 1914, só em fevereiro de 1917 vai para a frente de combate. Em junho, volta à Inglaterra após fraturar costelas numa queda. Enquanto se recupera, colegas de batalhão são mortos em confronto

Durante a recuperação, desenha paisagens da guerra. A exposição de 20 dessas obras é bem recebida pela crítica e ele é contratado pelo departamento de propaganda do Exército. Volta ao front, como artista oficial. Mas esse período contribui para crises depressivas que ele teria dali em diante

The Mule Track de Paul Nash
‘The Mule Track’, obra de Paul Nash, de 1918 - Reprodução

Enfrenta também problemas financeiros nos anos 1920, de vasta produção. No fim da década, faz exposições de bastante sucesso, quando começa a alternar pinturas de paisagens e arte abstrata

Em 1933, funda o movimento Unit One, ao lado de artistas como Henry Moore e Edward Wadsworth, que foi a principal ação nas artes visuais britânicas no entre-guerras 

Na segunda metade da década de 1930, trabalha com pintura, colagens, fotografia e escreve artigos como crítico de arte. Quando eclode a Segunda Guerra, é contratado para pintar aviões britânicos em combate. Causa polêmica com trabalhos críticos e irônicos

Sua última obra exibida em vida é "A Batalha da Alemanha", de 1944, uma imaginária cena de bombardeio sobre uma cidade. Nos meses seguintes, doente e melancólico, produz pinturas influenciadas por poemas de William Blake (1757-1827). Com problemas cardíacos, morre durante o sono

Hoje, suas obras estão expostas em 22 museus e galerias pelo mundo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.