Descrição de chapéu Livros Flip

Juliana Leite e Tobias Carvalho vencem Prêmio Sesc com livros sobre gênero e sexualidade

Condecorado há 15 anos, troféu revela novos autores da ficção brasileira

Tobias Carvalho, 22, é o vencedor da categoria "Conto" no 15º Prêmio Sesc de Literatura.
Tobias Carvalho, 22, é o vencedor da categoria "Conto" no 15º Prêmio Sesc de Literatura - Divulgação
São Paulo

Histórias que exploram o corpo e a sexualidade de mulheres e de homens gays foram premiadas na 15ª edição do Prêmio Sesc de Literatura, que revela novos autores da cena literária no país.

Os vencedores de 2018, anunciados nesta quinta (14), foram a carioca Juliana Leite, 35, que escreveu o romance “Magdalena Usa As Mãos”, e o gaúcho Tobias Carvalho, 22, com o livro de contos “As Coisas”. Cada um terá suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.

Vencedor da categoria “Romance”, o livro “Magdalena Usa As Mãos” conta a história de uma mulher que, após acordar com cicatrizes profundas e perder o companheiro num acidente, aprende a redescobrir a si mesma e sua integridade física com a ajuda de tias, que transmitem sabedorias da família.

Juliana Leite, 35, é a vencedora da categoria "Romance" no 15º Prêmio Sesc de Literatura
Juliana Leite, 35, é a vencedora da categoria "Romance" no 15º Prêmio Sesc de Literatura - Divulgação

Já os contos de “As Coisas”, que venceram a categoria relativa ao gênero, são todos compostos por personagens homossexuais. Ao mesmo tempo em que se conectam, as histórias se contrapõem entre si.

As obras foram selecionadas entre 720 livros de contos e 820 romances inscritos no prêmio. Uma comissão formada pelos escritores e críticos literários Beatriz Resende, Flávio Carneiro, Letícia Wierzchowski e Daniel Galera avaliou os trabalhos.

Os novos autores participarão das atividades do Sesc Paraty na Flip deste ano, dos dias 25 a 29 de julho. Eles também serão premiados em uma cerimônia de lançamento de seus livros no segundo semestre de 2018.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.