Descrição de chapéu Livros

Retrato de Truffaut da Segunda Guerra é tema da Coleção Folha

Longa "O Último Metrô" (1980) chega às bancas no próximo domingo (12)

Gérard Depardieu e Catherine Deneuve em cena do filme 'O Último Metrô' (1980), de François Truffaut - Divulgação
CRISTIANE MARTINS
São Paulo

Tradicionalista e romântico, o cineasta francês François Truffaut (1932-84) usava a própria paixão pelo cinema como sua maior inspiração e, assim, foi capaz de elevar os filmes franceses a objetos de culto pelo mundo.

O longa "O Último Metrô" (1980), tema do terceiro volume da Coleção Folha Grandes Diretores no Cinema, é um dos principais exemplos da relação afetiva dele com o cinema. A edição chega às bancas no próximo domingo (12).

Truffaut realizou 22 longas e seis curtas, inspirados em filmes aos quais assistiu na infância em salas escuras de cinema, um refúgio durante a juventude permeada por pequenas delinquências e dramas familiares.

Aspectos autobiográficos atravessam sua obra, a exemplo de "O Último Metrô", que evoca experiências durante a Segunda Guerra, quando os nazistas ocuparam a França.

Em vez de retratar grandes eventos, o cineasta se volta para a vida cotidiana. Mais especificamente para o fictício Théâtre Montmartre, que a atriz Marion Steiner (vivida por Catherine Deneuve) tenta manter em ação.

O local é dirigido pelo marido, Lucas Steiner (Heinz Bennent), judeu que vive escondido no porão a fim de escapar do antissemitismo crescente. Para estrelar uma nova peça, Marion decide contratar o jovem e destemido ator Bernard Granger (Gérard Depardieu), o que muda a dinâmica do local.

Para Cássio Starling Carlos, crítico e curador desta Coleção Folha, o longa oferece diversas camadas interpretativas, em que a aparência clássica acoberta na verdade a subversão artística.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.