'Sua grandeza viverá para sempre', diz Paul McCartney; celebridades lamentam morte de Aretha Franklin

Aos 76 anos, rainha do soul foi diagnosticada com câncer em 2010 e morreu nesta quinta (16)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rainha do soul, Aretha Franklin morreu nesta quinta-feira (16). Ela, que foi diagnosticada com câncer em 2010, recebeu visita de amigos próximos como Stevie Wonder e Jesse Jackson nesta semana. 

Beyonce e Jay-Z homenagearam a cantora durante show em Detroit, Estados Unidos, nesta segunda-feira (13). 

Após a morte da cantora, Paul McCartney escreveu que Aretha "fará falta, mas sua grandeza como música e ser humano viverão para sempre".

Outro ex-beatle, Ringo Starr também lamentou a morte da rainha do soul. "Deus abençoe Aretha Franklin" e desejou "paz e amor à sua família". 

No Twitter, Hillary Clinton também homenageou a cantora. "Ela merece não apenas nosso respeito, mas nossa gratidão por ter aberto nossos olhos, ouvidos e corações. Descanse em eterna paz, minha amiga". 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse também no Twitter que Aretha foi uma "mulher maravilhosa com um presente de Deus: A voz".

O ex-presidente Barack Obama disse que a cantora ajudou a definir a experiência americana. "Em sua voz, nos podíamos sentir nossa história, toda ela em todos os tons —nosso  poder ou nossa dor, nossa escuridão ou clareza, nossos questionamento ou redenção e nosso respeito duramente conquistado. Que a Rainha do Soul descanse em eterna paz".

Elton John escreveu que a "perda de Aretha Franklin foi uma pancada para todos aqueles que amam música de verdade: música do coração, da alma e da igreja. Sua voz era única. Eu tive a sorte de passar tempo com ela e testemunhar a sua última performance em um evento beneficiente da Fundação Elton John AIDS na catedral St. John The Divine. Claramente, ela não estava bem e eu não tinha a certeza de que ela poderia fazer uma performance. Mas Aretha foi e levantou o telhado. Ela cantou e tocou magnificamente e todos nós choramos. Estávamos presenciando a melhor artista de soul de todos os tempos. Eu a adorava e adorava seu talento. Que Deus a abençoe. Minhas condolências a sua família e amigo. A rainha morreu. Vida longa à rainha." 

A roteirista de séries como "Grey's Anatomy" e "How to Get Away With Murder", Shonda Rhimes disse que foi "um presente ter trabalhado com Aretha". 

Adele, que teve o hit "Rolling in The Deep" regravado por Aretha, disse que "não se lembra de um dia em sua vida sem a voz de Aretha Franklin e sua música enchendo o meu coração com tanta alegria e tristeza. Meu coração está partido com a sua morte, que mulher. Obrigada por tudo, melodias e movimentos". 

Pelo Twitter, o ator Don Chadle compartilhou algumas histórias com a cantora. "Ela me ligou para dizer que amou o meu filme "Miles Ahead" e queria compartilhar algumas histórias sobre quando ela o conheceu (manterei isso para mim), também para me avisar que ela estava de olho em mim e para mantermos o contato. Eu não queria deixar ela ir, mas não queria delongar. Por isso, disse que ligaria para ela em tempos e tempos e pedi para que ela fizesse o mesmo. 'Tchau'. Eu fiquei parado por ali por um minuto. Queria ligar para a minha mãe imediatamente, mas ela não está entre nós. Eu espero que elas estejam juntas agora e que ela conte a minha mãe, as mesmas histórias que me disse." 

O ator John Legend "saudou a rainha" e disse Aretha foi "a melhor vocalista que eu já conheci". 

Ator, músico e compositor disse ter tido a sorte em assistir Aretha Franklin cantar à sua frente. "Obrigado pela música, nós a ouviremos para sempre". 

"Que vida! Que legado! Muito amor, respeito e gratidão", disse a cantora Carole King. 

Chance The Rapper postou a letra da famosa música "I Say a Little Prayer" 

Ouça aqui músicas de Aretha:

Barbra Streisand recordou um momento com Aretha, em 2012, quando as duas prestaram uma homenagem ao compositor  Marvin Hamlisch. "É difícil conceber um mundo sem ela. Ela não era apenas uma cantora excepcionalmente brilhante, mas seu compromisso com os direitos civis causou um impacto indelével no mundo", disse Streisand. 

Ex-vocalista do Oasis, Liam Gallegher escreveu "descanse em paz, Aretha Franklin. Que voz." 

A atriz de "Big Bang Theory", Mayim Bialik, escreveu que "a rainha do soul, Aretha Franklin, a primeira mulher no Rock and  Roll Hall of Fame, fará uma imensa falta".

O produtor musical Clive Davis, que cuidou da carreira de Aretha, disse à CNN que está absolutamente devastado pela morte da cantora. ​"Ela era mais que a rainha do soul. Ela foi um tesouro nacional à ser apreciado por todas as gerações do mundo. Além do nosso longo relacionamento profissional, Aretha era minha amiga. Meu coração está cheio de tristeza ".

O produtor musical Clive Davis
O produtor musical Clive Davis - Reuters

Pelo Twitter, a cantora Diana Ross disse que está em oração pelo "maravilhoso espírito dourado de Aretha Franklin". 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.