Descrição de chapéu

'Podres de Ricos' é comédia romântica bem levada a partir de uma história batida

Com boas atrizes, narrativa divertida se passa em Singapura e segue a fórmula hollywoodiana

Atriz e rapper Awkwafina em cena de ‘Podres de Ricos’  - Divulgação
Sérgio Alpendre

Podres de Ricos (Crazy Rich Asians)

  • Quando Estreia nesta quinta (25)
  • Classificação 12 anos
  • Elenco Constance Wu, Henry Golding, Michelle Yeoh
  • Produção EUA, 2018
  • Direção Jon M. Chu

Veja salas e horários de exibição

Hollywood sempre buscou o exotismo e a diversificação de costumes. Desde os anos 1960 isso se intensificou e se tornou necessário pesquisar melhor os costumes do país distante que servirá de locação a suas fábulas para não abusar do acúmulo de estereótipos ou de preconceitos, que são quase inevitáveis.

No caso de "Podres de Ricos", baseado no best-seller de Kevin Kwan, o diretor, Jon M. Chu, é americano filho de chineses, o que isenta um pouco o filme de certo exotismo primário no trato com alguns personagens secundários (enquanto os principais, felizmente, são melhores construídos).

O título brasileiro é um tanto coloquial, mas de certo modo traduz bem o original ("Crazy Rich Asians"). A questão é justamente a diferença de costumes.

Temos de um lado uma jovem americana filha de chineses, Rachel Chu (Constance Wu, que brilha em cena, como pede a personagem). De outro, seu namorado, Nick Young (Henry Golding), principal herdeiro de um império em Singapura.

Rachel vive de lecionar economia na Universidade de Nova York. Quando Nick a convida para o casamento de seu melhor amigo, em Singapura, sua mãe logo a alerta que ela deverá enfrentar diferentes visões de mundo e os preconceitos oriundos de uma outra classe social. Sábias palavras.

O que veremos, então, é a batalha de Rachel para ser aceita na família Young, capitaneada pela "vilã" Eleanor (Michelle Yeoh), mãe de Nick. Ela defende os valores familiares e por isso só aceita para seu filho uma noiva de alta classe social.

Outra opção para Rachel é trazer o namorado para seus domínios e fazê-lo dar uma banana ao império da família para os dois se casarem em Nova York. A sombra do que foi deixado para trás seria então uma constante perigosa na vida do casal. Está definido o dilema.

"Podres de Ricos" segue rigorosamente a fórmula de sucesso da comédia romântica hollywoodiana, com suas curvas dramáticas, coadjuvantes carismáticos e os pequenos conflitos que adornam os grandes.

O fato de se passar boa parte em Singapura dá um colorido diferente e areja um pouco as coisas. No mais, estamos no terreno do já visto. Felizmente, a exploração desse terreno é bem feita o suficiente para torcermos o nariz poucas vezes.

Mas diversas cenas são tolas. Elas se acumulam principalmente na meia hora final, graças à necessidade de se criar um conflito extra além daqueles que já estavam dados. Se o filme não tivesse demonstrado um forte poder de conquista do espectador, este poderia ser perdido com mais facilidade.

O fato é que nos divertimos com um filme bem levado a partir de uma história simples e batida, com bons atores e atrizes (Michelle Yeoh e Constance Wu, especialmente), diálogos interessantes e um duelo charmoso à beça no final, entre Rachel e Eleanor, como manda o figurino.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.