Descrição de chapéu Livros

Publicação independente de poesia 'À Cidade' vence Jabuti de livro do ano

Cearense Mailson Furtado escreveu, editou, diagramou e até ilustrou a capa do volume

O escritor Mailson Furtado Viana, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro do ano
O escritor Mailson Furtado, vencedor do Jabuti nas categorias livro do ano e poesia - Divulgação
João Perassolo
São Paulo

Lançada de maneira independente, “À Cidade”, do cearense Mailson Furtado, ganhou o troféu de livro do ano no Jabuti, mais importante premiação do mercado editorial brasileiro, na noite desta quinta (9), em São Paulo.

Ele escreveu, editou, diagramou e até ilustrou a capa do volume.

“À Cidade” é uma obra de poesia sobre a terra natal do autor, o pequeno município de Cariré, de 20 mil habitantes. Ele também venceu na categoria poesia.​

O autor fez um discurso muito emocionado após ser anunciado como o grande ganhador do ano. "O livro foi todo feito à mão, de maneira independente. Até o desenho da capa é meu. A obra fala sobre o meu lugar, uma cidade que nunca entrou em nenhum registro bibliográfico, e agora estou com esse prêmio", afirmou ele, que venceu R$ 100 mil na categoria livro do ano e R$ 5.000 da Câmara Brasileira do Livro. 

Ele diz esperar que o prêmio abra as portas do mercado editorial para “uma literatura que se faz sozinho” e para autores independentes que não encontram espaço para lançarem suas obras. “Praticamente todos os meus contatos de literatura pagam para se publicar. Este prêmio não é meu, é nosso”, afirmou, no Auditório Ibirapuera.

A 60ª edição do Jabuti, oferecido pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), premiou títulos em 18 categorias divididas em quatro eixos: literatura, ensaio, livro e inovação. 

A atriz Fernanda Torres, colunista da Folha, foi premiada por seu romance de estreia, "Fim" (Companhia das Letras), na categoria livro brasileiro publicado no exterior. A obra foi editada no Brasil pela Companhia das Letras e nos Estados Unidos pela Restless Books. A narrativa se dá em torno de um grupo de amigos cariocas às voltas com a morte e as próprias frustrações.

Na categoria romance, a escritora gaúcha Carol Bensimon foi laureada com “O Clube dos Jardineiros de Fumaça”, que se passa em uma plantação de maconha na Califórnia. Maria Fernanda Elias Maglio ganhou com o livro de contos “Enfim, Imperatriz”, publicado pela editora independente Patuá.

No momento da entrega da estatueta para a categoria humanidades, houve vaias discretas para o premiado, o jornalista e político Fernando Gabeira, que não estava presente. Ele venceu por “Democracia Tropical”, derrotando Djamila Ribeiro (“O Que é Lugar de Fala?”), Christian Dunker (“Reinvenção da Intimidade”), Drauzio Varella (“Prisioneiras”) e Luiz Felipe Pondé (“Amor para Corajosos”), estes dois últimos colunistas da Folha.

O Jabuti passou por mudanças estruturais neste ano. As 29 categorias foram reduzidas para 18 e novas premiações foram criadas, como impressão e formação de novos leitores. Além disso, foi a primeira vez em que os inscritos puderam submeter seus livros em formato PDF —até então, só exemplares impressos eram aceitos.

O autor homenageado da noite, escolhido como personalidade literária de 2018, foi o poeta amazonense Thiago de Mello, 92, cuja obra já foi traduzida para mais de 30 idiomas. Ele foi representado pela família.

Capa de 'À Cidade', de Mailson Furtado Viana
Capa de 'À Cidade', de Mailson Furtado Viana - Repordução

Veja  lista completa de premiados:

Eixo literatura

Conto
"Enfim, Imperatriz", de Maria Fernanda Elias Maglio, editora Patuá

Crônica
"O Poeta e Outras Crônicas de Literatura e Vida", de Rubem Braga, André Seffrin, Gustavo Henrique Tuna|, Global Editora

Histórias em quadrinhos
"Angola Janga", de Marcelo D'Salete, ed. Veneta

Infantil e juvenil
"O Brasil dos Dinossauros", de Luiz Eduardo Anelli e Rodolfo Nogueira, ed. Marte Cultura e Educação

Poesia
"À Cidade", de Mailson Furtado Viana, independente

Romance
"O Clube dos Jardineiros de Fumaça", de Carol Bensimon, ed. Companhia das Letras

Tradução
"Poemas", trad. Geraldo Holanda Cavalcanti, Editora da Universidade de São Paulo
"O Macaco e a Essência", trad. Fábio Bonillo, ed. Biblioteca Azul

Eixo Ensaios

Artes
"Imaginai! O teatro de Gabriel Villela", de Rodrigo Louçana Audi, Dib Carneiro Neto, Edições Sesc São Paulo

Biografia
"Roquette-Pinto: o Corpo a Corpo com o Brasil", de Cláudio Bojunga, ed. Casa da Palavra

Ciências
"As Maravilhosas Utilidades da Geometria: da Pré-história à Era Espacial", de Adalberto Ramon Valderrama Gerbasi, ed. Marcelino Champagnat - PUCPRESS

Economia Criativa
"Design de Capas do Livro Didático: A Editora Ática nos Anos 1970 e 1980", de Didier Dias de Moraes, Editora da Universidade de São Paulo

Humanidades
"Democracia Tropical", de Fernando Gabeira, ed. Estação Brasil

Eixo Livro

Capa
"O Corego: Texto Anônimo do Século XVII sobre a Arte da Encenação", capista Carla Fernanda Fontana, Editora da Universidade de São Paulo

Ilustração
"Os Trabalhos da Mão", ilustrador Nelson Cruz, ed. Positivo

Impressão
Bruno Dunley, da Ipsis (Jesué Pires), Associação para o Patronato Contemporâneo

Projeto Gráfico
"Conflitos: Fotografia e Violência Política no Brasil - 1889-1964", responsável Luciana Facchini, ed. Instituto Moreira Salles

Eixo Inovação

Formação de Novos Leitores
"Projeto: Psicanálise e Literatura - Freud e os Clássicos", responsável: Ingrid de Mello Vorsatz

Livro Brasileiro Publicado no Exterior
"Fim", de Fernanda Torres, ed. Companhia das Letras

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.