Morre Art Neville, pioneiro do funk de Nova Orleans, aos 81 anos

Cantor e tecladista integrou as bandas The Meters e Neville Brothers

São Paulo

Morreu nesta segunda (22) o cantor e tecladista Art Neville, co-fundador das bandas de funk The Meters e Neville Brothers, em sua casa, em Nova Orleans, aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo empresário do músico em nota, e a causa da morte não foi explicitada.

Art Neville canta com os Neville Brothers no New Orleans Jazz and Heritage Festival em Nova Orleans, Louisiana, EUA
Art Neville canta com os Neville Brothers no New Orleans Jazz and Heritage Festival em Nova Orleans, Louisiana, EUA - Chris Graythen/Getty Images North America/AFP

Voz por trás do "Mardi Gras Mambo", Neville havia se aposentado no ano passado, em decorrência de problemas de saúde. No início dos anos 2010, ele chegou a participar de turnês com os ex-companheiros da The Meters, banda que ajudou a fundar em 1964 e que é considerada uma das pioneiras do funk de Nova Orleans.

Com pegada jazzística, seus hits se mantiveram vivos até hoje graças a DJs e rappers, que samplearam dezenas de vezes músicas como "Cissy Strut".

Com o fim da The Meters nos anos 1970, Neville formou uma banda com os irmãos Aaron, Cyril e Charles, batizada de Neville Brothers. Eles encerravam anualmente o tradicional evento de jazz de Nova Orleans, o New Orleans Jazz & Heritage Festival. Charles morreu em abril do ano passado.

Apelidado de "Poppa Funk", Neville ganhou três prêmios Grammy, um deles pelo reconhecimento de sua trajetória. O músico deixa um filho, Arthel, e a mulher, Lorraine.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.