Descrição de chapéu Livros

Edward Snowden contará em livro como vazou arquivos secretos dos Estados Unidos

'Permanent Record' deve ser lançado em setembro e conta como ex-funcionário do governo vazou informações sigilosas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Edward Snowden vai lançar um livro de memórias, com estreia mundial prevista para setembro. Em 2013, o ex-técnico da Agência Nacional de Segurança americana, NSA na sigla em inglês, foi responsável pelo roubo e vazamento de documentos secretos dos Estados Unidos.

Apesar de já existir livros que abordam o caso, em "Permanent Record" (registro permanente, ainda sem tradução no Brasil), os fatos são contatos a partir do ponto de vista de Snowden. 

Capa do livro de Edward Snowden
Capa de 'Permanent Record', livro de Edward Snowden - Divulgação

Ele conta como descobriu as informações e como atuou para denunciá-las. O vazamento revelou um sistema de vigilância em massa, em que o governo dos EUA estaria secretamente desenvolvendo meios para coletar informações de telefonemas, mensagens de texto e emails enviados no mundo todo.

No Twitter, Snowden fez o anúncio do livro. "Tudo que fazemos agora dura para sempre, não só porque queremos nos lembrar, mas porque não temos permissão para esquecer", disse em vídeo publicado.

No Brasil, "Permanent Record" será publicado pela editora Planeta Livros e deve acompanhar o lançamento mundial em 17 de setembro. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.