Sátira sobre atiradores tem estreia cancelada após massacres e crítica de Trump

Longa 'The Hunt' mostra grupo de vilões ricos que organiza caçadas de pessoas à céu aberto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | Reuters

A Universal cancelou neste sábado (10) a estreia de "The Hunt" (a caçada), thriller satírico sobre um grupo que captura e mata americanos por lazer, depois de uma suposta crítica do presidente Donald Trump à obra.

Conglomerado por trás do longa, a Comcast já havia adiado o lançamento das campanhas de marketing do filme, com estreia marcada para 27 de setembro, em respeito aos massacres terroristas de El Paso, no Texas, e Dayton, em Ohio, na semana passada.

Betty Gilpin em cena do thriller satírico 'The Hunt' (a caçada), que teve o lançamento cancelado pela Universal
Betty Gilpin em cena do thriller satírico 'The Hunt' (a caçada), que teve o lançamento cancelado pela Universal - Divulgação

A Comcast não justificou o cancelamento. Um porta-voz da Universal, distribuidora do título, também não respondeu a um email pedindo comentários. A empresa publicou, contudo, uma nota afirmando que apoia seus cineastas e que continuará a exibir filmes em parceria com criadores ousados e visionários, como aqueles associados a esse thriller, embora entenda que agora não é um bom momento para lançá-lo.

Na sexta-feira (9), Trump havia acusado Hollywood de racismo no Twitter, mencionando um filme não identificado a ser lançado em breve. "Este filme foi feito para inflamar e causar o caos", escreveu.

Trailers do filme publicados na internet mostravam um grupo de vilões ricos orquestrando caçadas a céu aberto de americanos mantidos em cativeiro à força.

A publicação especializada Hollywood Reporter, que teve acesso ao roteiro do filme, afirmou na semana passada que um personagem em dado momento chama as pessoas caçadas de "deploráveis".

Em 2016, a candidata democrata à presidência nos Estados Unidos Hillary Clinton disse que metade dos apoiadores de seu rival Trump pertenciam a uma "cesta de deploráveis", formada por pessoas racistas, homofóbicas, sexistas, xenófobas e islamofóbicas. Desde então, alguns destes apoiadores têm abraçado o termo como uma medalha de honra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.