Após polêmica, Paulo Coelho diz que biógrafo de Raul 'quer apenas vender o livro'

'Não Diga que a Canção Está Perdida', do jornalista Jotabê Medeiros, cita suspeita de que o cantor teria entregado o escritor à ditadura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Paulo Coelho foi novamente ao Twitter na tarde desta quinta (24) para comentar as suspeitas de que Raul Seixas teria delatado o escritor à ditadura militar, nos anos 1970.

“Começo a ter sérias dúvidas dos documentos que o Jotabê Medeiros me enviou, dizendo e insistindo que Raul tinha me denunciado”, ele escreveu na rede social. “O que se passou entre Raul e eu fica entre nós.”

Desde a última quarta (23), Coelho está reagindo à matéria publicada pela Folha, sobre o livro “Raul Seixas: Não Diga que a Canção Está Perdida”, do jornalista Jotabê Medeiros. A biografia traz um documento que levanta suspeitas de que Seixas poderia ter colaborado com a polícia política na prisão de Coelho, em 1974.

No Twitter, Coelho também disse acreditar que o jornalista “quer apenas vender a porra do livro”.

Coelho mudou o discurso em relação ao ​que havia publicado um dia antes. “Fiquei quieto por 45 anos. Achei que levava segredo para o túmulo”, ele escreveu, com um link para a matéria da Folha. A declaração gerou grande repercussão, especialmente nas redes sociais.

Horas depois, ele publicou que “não confirmei e não confirmo nada. Apenas vi o documento e me senti abandonado na época. Por isso que não quis dar entrevista”. Os dois tuítes já foram apagados.

Conforme relata o livro, o caso aconteceu em maio de 1974, quando Raul e Coelho desfrutavam do sucesso de “Krig-ha, Bandolo!”, disco lançado no ano anterior e que já tinha mais de 100 mil cópias vendidas. 

Segundo Medeiros, Raul havia sido chamado para dar um depoimento no Dops, o Departamento de Ordem Política e Social da ditadura militar, e ligou para o amigo para acompanhá-lo e ajudá-lo a dar os esclarecimentos sobre as músicas que haviam feito em parceria.

Paulo Coelho não sabia, mas essa não era primeira vez naqueles dias que Raul ia ao prédio. O autor de “O Alquimista” passou por sessões de tortura por duas semanas.

“Comparei as datas e vi que, entre o primeiro depoimento de Raul ao Dops e o segundo depoimento, no qual ele levou Paulo Coelho, demorou pouquíssimo tempo”, disse Medeiros em entrevista à Folha.

Apesar de levantar a suspeita, o livro de Jotabê Medeiros não crava que Raul tenha de fato entregado Coelho à ditadura, já que mesmo os papéis oficiais não são conclusivos.

“Raul Seixas: Não Diga que a Canção Está Perdida” chega às lojas no próximo dia 1º.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.