Descrição de chapéu Cinema

Robert Evans, produtor de 'O Poderoso Chefão' e 'O Bebê de Rosemary', morre aos 89

Americano foi importante figura da indústria cinematográfica dos anos 1970, quando esteve à frente da Paramount

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Robert Evans, produtor e antigo chefe de estúdio da Paramount, morreu no sábado (26), aos 89 anos, de acordo com a Variety. A causa da morte não foi divulgada.

Importante figura da indústria cinematográfica nos anos 1970, ele foi o produtor responsável pelos clássicos "O Poderoso Chefão”, de Francis Coppola, além de "O Bebê de Rosemary” e "Chinatown”, ambos de Roman Polanski, quando estava à frente dos estúdios. 

Os projetos de Evans, que ainda incluíram longas como "Estranho Casal", "Bravura Indômita" e "Love Story: Uma História de Amor", reviveram a Paramount e alcançaram o topo das bilheterias americanas.

Ele começou sua carreira como ator em produções menores e deu seus primeiros passos como produtor quando comprou os direitos de um livro e assinou um contrato com a 20th Century Fox para uma adaptação cinematografia com Frank Sinatra.

Ele trabalhava no filme quando foi chamado para trabalhar na Paramount e, poucos meses após a sua contratação, ele foi promovido vice-presidente de todas as produções dos estúdios. 

Em 1994, o produtor lançou sua autobiografia, "The Kid Stays in the Picture". Em 2002, o livro virou documentário, lançado no Brasil como "O Show Não Pode Parar". 

O produtor foi casado sete vezes, incluindo com as atrizes Ali MacGraw (estrela de "Love Story"), Catherine Oxenberg ("Dinastia"), além da ex-Miss America Phyllis George. Sua união com Oxenberg foi anulada após nove dias.

Robert Evans nasceu em Nova York, em junho de 1930. Seu nome de batismo é Robert Shapera, Evans foi uma adaptação do nome do meio de sua mãe, Florence Evan Shapera.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.