Descrição de chapéu Livros

Livro sobre Suzane Von Richthofen é censurado pela Justiça

Juíza proíbe publicação de obra do jornalista Ulisses Campbell; defesa diz que vai recorrer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma liminar da Justiça proibiu a publicação, a veiculação, a distribuição e a comercialização do livro "Suzane: Assassina e Manipuladora", do jornalista Ulisses Campbell. Previsto para ser publicado em janeiro pela editora Matrix, o título narra a vida da jovem condenada por ter arquitetado a morte dos pais, em 2002, e a sua trajetória dentro da prisão.

Se descumprida, a decisão prevê multa diária de cinco salários mínimos —ou seja, ​R$ 4.490.

Segundo a decisão da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, do Tribunal de Justiça de São Paulo, é direito do preso "a proteção contra qualquer forma de sensacionalismo". Além disso, Armani afirma que informações e dados do livro estão sob sigilo. "A divulgação de dados relativos a processo judicial em segredo de Justiça caracteriza abuso do direito-dever de informar", escreveu.

A juíza afirma também que Suzane Von Richthofen diz nunca ter tido contato com o autor da obra e conta ter sido perseguida e insistentemente assediada por Campbell em suas saídas temporárias. Para ela, o livro não é de interesse público e pode trazer danos irreparáveis para Von Richthofen.

Segundo o advogado Alexandre Fidalgo, que defende Ulisses Campbell, a decisão vai de encontro ao entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. Por unanimidade, o STF liberou as biografias não autorizadas em 2015  —para o tribunal, a exigência de autorização representaria uma censura.

"A juíza está proibindo um livro. Isso é censura prévia, porque ela não sabe o que será escrito nem qual será o conteúdo", afirma Fidalgo.

Paulo Tadeu, proprietário da editora Matrix, também define a decisão como censura. "A juíza não conhece o livro para tomar a decisão. Ela se baseou em uma entrevista", diz.

A obra seria publicada inicialmente pela editora Contexto, que desistiu do lançamento por causa da disputa judicial. Após a desistência, o livro foi adquirido pela Matrix.

A editora e a defesa do autor afirmam que irão recorrer da decisão.

O jornalista Ulisses Campbell,  autor do livro "Suzane von Richthofen"
O jornalista Ulisses Campbell, autor do livro "Suzane: Assassina e Manipuladora" - Rivaldo Gomes/Folhapress

O livro "Suzane: Assassina e Manipuladora" é o resultado de três anos de pesquisas do jornalista Ulisses Campbell sobre o caso e fruto de conversas com 56 pessoas. Em entrevista em abril, o autor conta que Von Richthofen foi ganhando aos poucos o respeito de outras detentas.

"O livro conta sobre como ela conseguiu essa ascensão na cadeia", disse o autor. Ainda segundo o jornalista, Von Richthofen afirmou não concordar com a produção do livros e de filmes inspirados no crime.

O caso também chegará aos cinemas em 2020. Dois filmes que relembram o assassinato estão previstos para o primeiro semestre: “A Menina que Matou os Pais” e “O Menino que Matou Meus Pais”. 

Von Richthofen foi condenada a 39 anos de prisão em 2002 por envolvimento na morte dos pais, assassinados a pauladas pelos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos enquanto dormiam. Na ocasião, ela tinha 19 anos. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.