Descrição de chapéu Televisão

Negociação da TV Cultura com a Netflix causa saia justa a Doria

Tucano reafirma conversas após empresa divulgar que não estava interessada no negócio

Los Angeles

A negociação de uma parceria entre a Netflix e a TV Cultura se tornou uma saia justa entre a gigante de streaming o governo de São Paulo.

Após uma visita à sede da empresa na quarta (20), o governador João Doria (PSDB) anunciou que a emissora estatal paulista ofereceu à Netflix estúdios para que ela viabilizasse a meta de fazer 30 produções no país em 2020.

A Netflix reagiu e divulgou nota nesta quinta (21) confirmando a conversa, mas dizendo não ter interesse em acordo “neste momento”.

A negociação de uma parceria entre a Netflix e a TV Cultura se tornou uma saia justa entre a gigante de streaming o governo de São Paulo - Mike Blake/Reuters

Ato contínuo, Doria e seu secretário de Cultura, Sérgio Sá Leitão, concederam nova entrevista reafirmando que as negociações iriam continuar. O tucano sugeriu que a Netflix, por ser listada em Bolsa, estava sendo cautelosa para evitar problemas na área de governança corporativa.

Procurada, a empresa americana disse que não mais comentaria o caso.

A Netflix já havia anunciado um investimento de R$ 350 milhões em conteúdo nacional brasileiro no ano que vem.

Segundo pessoas da comitiva que participaram das conversas, em nenhum momento a empresa americana indicou não estar interessada, embora não houvesse nenhum compromisso formal de entendimentos.

Durante a manhã da quinta, integrantes da comitiva de Doria tentaram demover a Netflix do teor da nota, sem sucesso.

Uma versão inicial do texto iria negar até a conversa em si, mas ela foi atenuada após pressão do governo paulista.

Na entrevista coletiva posterior à reunião, Doria e Leitão detalharam a oferta, que inclui o aluguel de equipamentos e mão de obra, além da eventual construção de estúdios para a Netflix junto à sua sede, em Alphaville (Grande São Paulo).

O tucano está na Califórnia para visitar empresas de audiovisual e tecnologia, em viagem conjunta com a diretoria da Confederação Nacional da Indústria.

O jornalista Igor Gielow viaja a convite da CNI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.