Descrição de chapéu Cinema

'O Irlandês' é sucesso na Netflix, ainda que poucos espectadores cheguem ao fim

Apenas 18% das pessoas assistem ao filme todo de uma vez, mas muitas o veem aos poucos

Lucas Shaw
Bloomberg

“O Irlandês”, um épico sobre gângsteres de três horas e meia de duração que estreou na Netflix na semana passada, foi visto por 13,2 milhões de espectadores nos Estados Unidos nos primeiros cinco dias de lançamento, um desempenho sólido entre os filmes em cartaz no serviço de streaming.

O filme dirigido por Martin Scorsese atraiu nesses cinco dias audiência média superior à de “El Camino”, uma continuação cinematográfica do seriado “Breaking Bad”, lançado pela Netflix alguns meses atrás.

Mas ficou abaixo dos 16,9 milhões de espectadores de “Bird Box”, filme de suspense sobrenatural estrelado por Sandra Bullock que foi lançado no final de 2018.

Os dados de pesquisa de audiência da Nielsen são um indicador incompleto do número de espectadores de uma obra na Netflix. Eles não incluem os espectadores de fora dos Estados Unidos, e a maior parte da audiência da Netflix vive fora do mercado americano; e tampouco computam o número de pessoas que assistem ao filme em seus celulares. Mas já que a Netflix se recusa a divulgar dados detalhados de audiência, os dados da Nielsen são o melhor indicador sobre a popularidade de um filme ou série no serviço de streaming. A Netflix não quis comentar sobre os números.

A companhia adquiriu os direitos sobre “O Irlandês”, estrelado por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, depois que a Paramount Pictures rejeitou o projeto. A duração do filme, seu tema e o custo projetado tornavam difícil vender a ideia em termos de bilheteria. A duração limita o número de sessões diárias, o que restringe o potencial de bilheteria da produção.

Apenas 18% dos espectadores chegaram ao final de “O Irlandês” de uma vez. Isso não é incomum entre os longa-metragens exibidos pela Netflix. Proporção semelhante de espectadores completou ”Bird Box” de uma vez, e apenas 11% completaram “El Camino”. Muitos espectadores mencionaram planos de assistir ao filme aos poucos, e alguns repórteres brincaram que talvez o melhor fosse considerar o trabalho como uma série de TV.

Na sexta-feira posterior ao Dia de Ação de Graças —o dia mais popular para assistir a “O Irlandês”— 930 mil pessoas viram o filme na íntegra, segundo a Nielsen. O filme se saiu melhor junto aos espectadores mais velhos, o que talvez não surpreenda, dado o elenco septuagenário. A idade média dos espectadores do filme era de 49 anos, de acordo com o Nielsen. Isso se compara à idade média de 31 anos dos espectadores da Netflix.

A Netflix veiculou “O Irlandês” em salas de exibição por algumas semanas, antes de lançá-lo no serviço de streaming, para garantir que o filme possa concorrer ao Oscar. A produção é a favorita para o prêmio de melhor filme, de acordo com o site Gold Derby, que acompanha as premiações cinematográficas.
 


Tradução de Paulo Migliacci

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.