Descrição de chapéu Filmes Oscar 2020

Donald Trump ironiza Oscar de melhor filme do sul-coreano 'Parasita'

A distribuidora do longa nos Estados Unidos rebateu o presidente: 'é compreensível, ele não sabe ler'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Colorado Springs (EUA) | AFP

O presidente Donald Trump criticou nesta quinta (20) a concessão do Oscar de melhor filme ao sul-coreano "Parasita", no início do mês. Num comício em Colorado Springs, Colorado, ele questionou como uma produção estrangeira conseguiu vencer a premiação.

"Quão ruim foi o Oscar deste ano?", perguntou Trump à multidão. "Já temos problemas suficientes com a Coreia do Sul, com o comércio. Além disso, eles entregam para eles o melhor filme do ano?", questionou o presidente.

"Parasita", uma comédia sombria que explora as divisões de classe, fez história ao se tornar o primeiro filme não falado em inglês a vencer o prêmio máximo de Hollywood.

Ainda conquistou outras três estatuetas na cerimônia, de direção, roteiro original e filme internacional.

E agradou não só a mídia ocidental, como também apoiadores da Coreia do Norte, caso do jornal Choson Sinbo, baseado no Japão.

"É bom? Não sei", disse Trump, dando a entender que não assistiu o filme.

homem loiro com pele alaranjada discursa em palanque para multidão
O presidente Donald Trump discursa em comício em Colorado Springs, Colorado, em 20 de fevereiro - Michael Ciaglo - 20.fev.2020/Getty Images/AFP

"Achava que era 'melhor filme estrangeiro', não?", continuou o presidente, em referência ao antigo nome da categoria, substituído por melhor filme internacional no ano passado.

A Neon, distribuidora americana de "Parasita", respondeu às críticas do presidente no Twitter. Em sua conta oficial, afirmou que a oposição do presidente ao filme legendado era "compreensível". "Ele não sabe ler", escreveu.

Trump, cuja presidência é baseada no slogan nacionalista "Estados Unidos primeiro", disse que está na hora de recuperar os clássicos da época de ouro de Hollywood.

"Vamos com 'E o Vento Levou'. Podemos conseguir 'E o Vento Levou?' de volta, por favor? 'Crepúsculo dos Deuses'?", questionou o presidente. Ele ainda desaprovou o vencedor do Oscar de ator coadjuvante, Brad Pitt, que expressou apoio ao processo de impeachment contra Trump em seu discurso na cerimônia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.