Descrição de chapéu Coronavírus

Egito adia lançamentos de museus por causa do novo coronavírus

País atrasou inauguração do Grande Museu Egípcio e do Museu Nacional da Civilização Egípcia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nadia El Gowely
Cairo | Reuters

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, adiou neste sábado (4) lançamentos de grandes projetos no país, incluindo do Grande Museu Egípcio e do Museu Nacional da Civilização Egípcia, que ocorreriam neste ano. Agora, as aberturas estão previstas para 2021, segundo comunicado do governo.

A decisão foi feita devido "às circunstâncias e repercussões do processo de combate à disseminação do novo coronavírus, tanto em nível nacional quanto global”, afirmou o documento.

O governo diz querer começar a administrar o Egito a partir de uma nova capital administrativa em meados de 2020. Mas o projeto de US$ 58 bilhões (cercade R$ 307 bilhões) sofre para arrecadar fundos e enfrenta outros desafios após a saída de alguns investidores.

Máscara do faraó Tutancâmon, no Museu Egípcio do Cairo, no Egito
Máscara do faraó Tutancâmon, no Museu Egípcio do Cairo, no Egito - Mohamed El-Shahed/France Presse/AFP

A decisão se junta ao fechamento de outros museus ao redor do mundo —o Louvre (em Paris), o MoMA (em Nova York), o Prado (em Madri) e o Masp (em São Paulo) ssão só alguns exemplos de instituições que fecharam as portas por causa da Covid-19.

Enquanto a crise do coronavírus devasta a indústria cultural ao redor do mundo, o Conselho Internacional de Museus (Icom, na sigla em inglês) publicou uma nota em que pede ajuda a líderes e representantes políticos para o setor.

"Sendo claramente conscientes de que a prioridade é garantir a vida e a segurança econômica das populações afetadas, expressamos nossa preocupação a respeito do futuro dos museus e do patrimônio cultural de valor inestimável que abrigam", diz a nota publicada no site da instituição.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.