Descrição de chapéu Coronavírus

Show online da banda Planta e Raiz é destaque desta quarta de quarentena

Lançamentos de plataformas virtuais sobre literatura e artes plásticas ocorrem neste 1º de abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais de modo geral estão suspensas. As aglomerações estão proibidas para shows, exposições, cinemas e teatros, e muitas pessoas estão passando o tempo em casa, enquanto aguardam por uma melhora nas condições de saúde pública.

Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias cinematográficas foram para o streaming, canais de TV abriram o sinal, museus promovem visitas virtuais e espetáculos de dança e teatro foram filmados e disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quarta-feira (1º).

Música

O Museu da Imagem do Som (MIS) disponibilza em seu site, nesta quarta, um vídeo da participação de Fernanda Abreu no programa mensal "Notas Contemporâneas". O bate-papo, que ocorreu em agosto do ano passado, faz parte de um projeto que registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira.

Planta e Raiz, Benziê, Sô Vibe e Mato Seco são alguns dos nomes que farão apresentção online no último dia do Festival Reggae Brazuca, nesta quarta, a partir das 17h. Para ver os shows, basta acessar o Instagram do evento.

Outro festival que terá seu último dia de apresentações é De Molho em Casa, que já teve a presença de Farofa Tropikal e Larissa Medeiros.

Teatro

A Oficina de Alegria está disponibilizano no YouTube pelo período de um mês o espetáculo "Bento Batuca", eleito o melhor musical infantil de 2018 pela Associação Paulista de Críticos de Arte. A peça, dirigida por Eduardo Leão e Luciana Ramanzini, transita entre cânticos de capoeira e ritmos como frevo, maculelê e samba, além de referências a canções da música nacional, como "Suíte dos Pescadores", de Dorival Caymmi.

Literatura

O site Maratona Edu estreia nesta quarta, permitindo o download gratuito de diversos livros brasileiros. Contações de história, em português e inglês, jogos sobre os títulos, artigos literários e vídeos sobre os conteúdos serão lançados semanalmente. A plataforma foi criada pelo grupo Santillana.

A partir das 14h30, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM, fará uma live em seu Instagram com Mirela Estelles narrando histórias infantis.

Artes plásticas

A artista plástica americana Torkwase Dyson conversa com o curador suíço Hans Ulrich Obrist, em inglês, a partir das 17h, no lançamento da série "Art Matters", programa ao vivo no Instagram que fará conversas entre artistas, curadores, escritores e os principais pensadores da atualidade. Para saber mais, basta acessar o site. O projeto foi criado pela galeria americana Pace.

Cinema

Estes são os últimos dias em que o Festival É Tudo Verdade disponibiliza gratuitamente documentários inéditos. Para ver os filmes, basta acessar as plataformas digitais da Spcine, do Itaú Cultural, do Canal Brasil ou do É Tudo Verdade. São 31 títulos disponíveis até o dia 5 de abril.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.