Entenda como a briga de Chuck D e Flavor Flav era trote para promover disco

Rappers do Public Enemy fingiram demissão e desacordo sobre a apoio Bernie Sanders; álbum 'Loud Is Not Enough' já está no ar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Flavor Flav não foi demitido do Public Enemy. Na verdade, a briga entre ele e o líder do grupo, Chuck D, era uma espécie de pegadinha para promover um novo álbum, “Loud Is Not Enough”, lançado nesta quarta (1º), o Dia da Mentira.

“É necessário fazer coisas malucas ou uma catástrofe para acordar as pessoas? Obviamente, mesmo quando se está de olho no preço mais barato a se pagar”, Chuck D escreveu em seu site oficial.

Em entrevista a Talib Kweli, do podcast People’s Party, Chuck D esclareceu o caso, e disse que sua relação com Flav está “melhor do que nunca”. “Não estou dizendo que é uma pegadinha. Estou dizendo que a intenção original era chamar atenção para nós”, disse. Flavor Flav ainda não se posicionou sobre a história.

A suposta briga entre os principais MCs do Public Enemy aconteceu há um mês, em meio a uma discordância sobre um show em comício de Bernie Sanders, candidato à indicação dos democratas americanos para disputar a eleição contra Donald Trump em novembro. Flav, um dos fundadores do grupo, se desentendeu com Chuck D quando ele anunciou que se apresentaria —sob o nome Public Enemy Radio— no comício de Sanders.

Na ocasião, Flavor Flav, por meio de seu advogado, enviou uma notificação extrajudicial para Sanders. “Ainda que Chuck certamente esteja livre para expressar suas opiniões políticas conforme ele achar adequado, a voz dele sozinha não fala pelo Public Enemy”, dizia o documento.

No Twitter, Chuck D disse que Flav chegou até a processá-lo —fato negado por Flav. Chuck D escreveu que “se houvesse uma mala de dinheiro, Flav com certeza estaria lá na linha de frente” e que ele “não faz shows beneficentes e de graça”. “Então é melhor ele ficar em casa e procurar reabilitação.”

O Enemy Radio foi criado por Chuck D para fazer shows beneficentes e gratuitos e conta também com DJ Lord —no grupo desde 1999—, além de Jahi e The S1Ws. Na prática, é uma versão do Public Enemy sem Flavor Flav.

No comunicado de um mês atrás, o Public Enemy chegou a dizer que estava “seguindo em frente sem Flavor Flav”. “Nós agradecemos a ele pelos anos de serviços prestados e desejamos boa sorte.”

Agora, Chuck D diz que Flavor Flav nem sequer poderia ser demitido do Public Enemy, já que ele é um dos sócios do grupo. O rapper também disse que ele e Flav estão juntos em uma nova música, “Food as a Machine Gun”. A faixa está no recém-lançado disco de inéditas do Enemy Radio.

“Flavor não sabe a diferença entre [o jogador de futebol americano] Barry Sanders ou Bernie Sanders”, ele disse no podcast de Talib Kweli. “Já conversamos sobre isso de antemão. O Enemy Radio tocou [no comício], o advogado [de Flav] mandou a notificação extrajudicial, e eu fiquei pensando —‘boa jogada’. E, então, publicamente, eu estava tipo —‘cara, não me processe novamente’. Ele não está me processando. Mas posso dizer isso!”

A notificação extrajudicial, esclarece Chuck D, é verdadeira. Isso porque a equipe de Bernie Sanders anunciou o show do Enemy Radio como sendo do Public Enemy —o que não era verdade. O rapper também afirmou que ficou chateado com os ataques da imprensa e das redes sociais a Flav.

Chuck D revelou que a pegadinha foi inspirada pelo drama para rádio “A Guerra dos Mundos”, de Orson Welles. “Ouvindo a confusão da conversa política sob as entranhas da presidência de Trump me fez usar um palco presidencial como minha plataforma”, ele disse.

“Desta bagunça saiu o plano meu e de Flav, de lembrar as pessoas de que o que é importante deve ter tanto quanto, se não mais, valor do que o que é popular. Daí veio a trote, nosso ‘Guerra dos Mundos’.”

Ao podcast People's Party, Chuck D falou sobre o lançamento em 1º de abril, considerado o Dia da Mentira. "Estamos tendo um Dia da Mentira. É o 'Dia de Flav e Chuck da Mentira'."

‘Loud Is Not Enough’

O novo disco de Chuck D com o Enemy Radio já está nas principais plataformas de streaming. O trabalho, com meia hora de duração, traz dez faixas, incluindo a parceria com Flavor Flav em “Food as a Machine Gun”, que ganhou um vídeo animado.

“Food as a Machine Gun” é uma crítica à indústria alimentícia dos Estados Unidos, inspirada pelo livro “Formerly Known As Food”, de Kristin Lawless. A faixa começa com sons de tiros e traz ataques ao órgão de controle de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, além de versos sobre o uso de químicos na produção de comida.

O Public Enemy foi formado no meio dos anos 1980, em Nova York, a partir da parceria entre Chuck D e Flavor Flav. Terminator X, que foi DJ do grupo em sua primeira década, saiu em 1998 e deu lugar ao DJ Lord. O grupo ficou conhecido pelo teor político e social das letras, tendo influenciado toda uma geração de rappers nos anos 1990 incluindo os brasileiros do Racionais MCs.

Ouça disco do Enemy Radio, "Loud Is Not Enough", abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.