Descrição de chapéu Obituário Filipe Duarte (1973 - 2020)

Morre o ator português Filipe Duarte, o Gabo de 'Amor de Mãe', aos 46 anos

Artista, que tinha acabado de regressar a Portugal depois das gravações da novela, teve um infarto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu nesta sexta (17) o ator português Filipe Duarte, aos 46 anos, vítima de um infarto agudo no miocárdio. A informação foi confirmada pela produtora Pandora da Cunha Telles, da Ukbar Filmes, ao jornal português Público.

Segundo a publicação, Duarte tinha acabado de voltar para Portugal depois de uma temporada no Brasil para filmar a novela "Amor de Mãe", da Globo –intérprete do marinheiro Gabo, ele fazia par romântico com a personagem de Adriana Esteves, Thelma, na trama. A novela é transmitida em Portugal pela emissora SIC.

Foi na televisão, aliás, que Duarte alcançou mais reconhecimento. Ele fez os protagonistas de "Equador", adaptação do best-seller homônimo de Miguel Sousa Tavares, e da novela "Belmonte", as duas da TVI. Em nota, a emissora o definiu como "um ator excepcional, que recusou sempre um pingo de maquiagem na tela, como na vida".

O ator, que nasceu em Angola mas se mudou para Portugal aos três anos, também teve uma carreira sólida no cinema. Alguns de seus papéis marcantes foram como uma travesti em "A Outra Margem" (2007), de Luís Filipe Rocha, e em "A Vida Invisível" (2013). Ambas as produções lhe renderam prêmios internacionais.

Gabo (Filipe Duarte) - Estevam Avellar/Globo

Recentemente, ele apareceu nos filmes "Mosquito", de João Nuno Pinto, selecionado para o festival de Roterdã, e "Variações", de João Maia. Ele ainda atuou numa produção inédita, "Nunca Nada Aconteceu", de Gonçalo Galvão Teles, em pós-produção.

Duarte deixa a mulher, a atriz espanhola Nuria Mencía, e a filha, Antonia, de nove anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.