Show de Alceu Valença é destaque nesta quarta de quarentena

Programação do dia também inclui debate no Itaú Cultural sobre políticas públicas e economia criativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quarta (27).

Animação

Radicado na França, o ilustrador e animador brasileiro Francisco Bianchi lança nesta quarta (27) o quinto episódio da websérie “Les Garçons Bleus - 12 Portraits”. O trabalho documental utiliza técnica de desenhos para retratar a nudez de corpos masculinos. Durante as apresentações, modelos entram em cena, se despem e falam sobre a relação deles com os próprios corpos.

Artes Plásticas

A instalação "Swimming Pool", de Leandro Erlich - WANG Zhao / AFP

A Luciana Brito Galeria faz a programação de lives #Crossroads, as 11h30, formando duplas de artistas visuais, com idealização e curadoria da chilena Alexia Tala. O formato parte da ideia de um diálogo livre, sem roteiro de perguntas e sem mediação. A primeira live irá reunir o argentino Leandro Erlich e a cubana Glenda Léon. Erlich é criador de instalações que trabalham a noção comum de espaço e de elementos arquitetônicos. E León tem formação em dança clássica, tendo desenvolvido trabalhos multimídia carregados de simbolismos.

Música

A Casa Natura Musical faz, às 19h, essa parceria com a Rádio CBN e estreia o programa “Casa Indica – Especial CBN” para promover o lançamento do disco “Te Adorando Pelo Avesso”, de Illy, um tributo à Elis Regina. Haverá entrevista com a artista, na qual ela vai falar sobre a relação entre seu álbum e o “1973”, de Elis. É o disco que contém a faixa “Alô, Alô, Marciano”, entre outras.

Alceu Valença faz, às 21h, sua segunda live durante o período de quarentena —a primeira chegou a ter 2,5 milhões de espectadores. O programa é transmitido diretamente da casa do artista no Rio de Janeiro. Para o repertório, estão prometidas interpretações de canções de quatro décadas de carreira, com mais foco na relação do músico com a cidade de Olinda (PE).

Política Cultural

O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, lança essa série de debates semanais nos quais serão discutidos o cenário da economia criativa e o de políticas públicas voltadas para a cultura. Às 17h, no Diálogos Itaú Cultural de hoje, ele recebe Danilo Miranda, diretor do Departamento Regional do Sesc São Paulo. Até o final de agosto, serão cerca de 15 bate-papos, o último deles com a participação da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz.

Cinema

O Clube de Criação, entidade sem fins lucrativos voltada à área da criação de publicidade, e a Spcine, órgão da prefeitura, promovem o seminários online Imaginário para um Audiovisual Antirracista com participação das cineastas Day Rodrigues, Petra Costa, Renata Martins, além da presidente da Spcine, a cineasta Laís Bodanzky. A mediação será da jornalista Adriana Couto. O programa propõe reflexões e também novos olhares sobre a representatividade e a diversidade racial e de gêneros no mercado do audiovisual brasileiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.