Descrição de chapéu
Livros

Everett dá nocaute em Chomsky em livro com vocação para clássico

Autor contesta ideias do mais famoso linguista americano em obra talhada tanto para especialistas quanto para leigos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Linguagem – A História da Maior Invenção da Humanidade

  • Preço R$ 80 (400 págs.)
  • Autor Daniel L. Everett
  • Editora Contexto

O americano Noam Chomsky tem se notabilizado como ativista do anarquismo. É provável que nenhum outro intelectual do país dê tamanha visibilidade a essa tradição.

Essa posição heterodoxa o aproximou do senador Bernie Sanders, que perdeu para Joe Biden a chance de ser o candidato democrata à Casa Branca. Não que Sanders seja um anarquista, mas é aquele que ocupa um nicho mais à esquerda da política do país.

Curiosamente, na linguística, área de estudo que o consagrou a partir dos anos 1950, Chomsky pode ser considerado a face conservadora. Suas teorias foram assimiladas mundo afora e ocuparam o “mainstream acadêmico”, como já escreveu Hélio Schwartsman, colunista deste jornal.

Entre outros objetivos, o recém-lançado “Linguagem - A História da Maior Invenção da Humanidade”, de Daniel L. Everett, se propõe a demonstrar a inconsistência dos pressupostos de Chomsky.

O mais famoso dos linguistas defende a existência de uma predisposição genética entre os humanos para adquirir a linguagem. Outro postulado é que um conjunto de regras que são comuns a todos os idiomas guiam a construção da linguagem.

Em linhas gerais, a linguagem, segundo Chomsky, está fortemente associada a regras e a princípios hierárquicos, o que nos leva à gramática.

Everett responde. “A visão de Chomsky de que a linguagem é nada mais nada menos do que uma gramática recursiva é altamente peculiar”, escreve o autor, também um linguista americano.

A linguagem, diz ele, “é uma combinação de forma, gestos, significado e altura da voz”. “A gramática auxilia a linguagem, não é a própria linguagem.”

Além disso, Everett ressalta que a linguagem é modelada por psicologia, história e cultura. Ou seja, reduz a importância do tal componente genético de que fala Chomsky.

Páginas depois, essa argumentação se estende às deficiências que afetam a linguagem. De acordo com o autor, não existe um distúrbio hereditário específico da linguagem porque não há um módulo do cérebro voltado exclusivamente a essa função. “A linguagem é mais do que o cérebro”, diz Everett. “É uma função do corpo inteiro”.

Essa não é exatamente uma abordagem inédita. O trunfo desse livro é conciliar didatismo e atenção ao detalhe para mostrar as fragilidades do “mainstream” da linguística.

Dessa forma, Everett dialoga com o especialista e com o leigo que se interesse pelo tema.

Mas a excelência da obra vai além do nocaute em Chomsky —já era hora, comprova o autor, do reverenciado linguista repensar suas proposições.

Baseado em evidências da paleoantropologia, que estuda os fósseis dos hominídeos, Everett contesta a versão habitualmente aceita de que a linguagem nasceu com o Homo sapiens. Surgiu antes deles, na verdade, há mais de 1,5 milhão de anos, com o Homo erectus.

Num dos trechos em que combina erudição e um toque de humor, ele afirma que “os Homo erectus foram a maravilha insuperável da sua época”.

Os erectus desenvolveram cultura, o que implica o surgimento de símbolos e significados. E, se eles tinham símbolos, criaram uma linguagem.

Como fez mestrado e doutorado em linguística pela Unicamp e conviveu com índios, Everett usa situações da cultura brasileira para ilustrar suas teses, o que aproxima o leitor local das suas ideias.

“Linguagem” tem vocação para se tornar um clássico da área. Chomsky deveria ler.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.