Descrição de chapéu Cinema

Fanny Ardant, grande diva do cinema, diz que a quarentena faz os medrosos de vítima

Atriz celebra o fato de estar filmando durante pandemia e afirma que saúde e temor são usados para controlar sociedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fanny Ardant, uma das maiores divas do cinema, não está confinada na segunda onda europeia do coronavírus. Aos 71 anos, a francesa está, "felizmente", filmando. "Eu sou livre. Viva a liberdade."

"Sempre houve quem tem medo e quem não tem", diz ela. "A vida pertence aos que não têm medo e o cinema pertencerá aos que não têm medo."

Ardant não está sozinha. Tem sido comum entre intelectuais franceses se opor a medidas do governo, criticando uma vida de privações, mesmo que temporária, e evocando a coragem e a arte de viver francesa, que estaria sendo ameaçada com bares, teatros e cinemas fechados.

A diva, que se consagrou nos cinemas nos anos 1980 e é viúva de François Truffaut, diz não ter medo. "Vivi minha vida e, se tiver de morrer, inshallah [se Deus quiser, em árabe]". "Viver no medo sempre foi o que permitiu ditar a lei aos seres humanos, e o medo é o maior inimigo do homem."

Segundo ela, no mundo todo há "espíritos que não se curvarão jamais à obediência" e os que "obedecem cegamente às regras do governo".

A atriz está nas salas de cinema do Brasil com dois filmes, "DNA", da também atriz Maïwenn, e "Belle Époque", de Nicolas Bedos, pelo qual recebeu o prêmio César de atriz coadjuvante. O Festival Varilux de Cinema Francês exibe esses e outros 15 longas inéditos em 44 cidades até 3 de dezembro.

No filme de Bedos, Ardant vive uma mulher casada há 40 anos com Daniel Auteuil, um homem que tem ojeriza à tecnologia e reclama de tudo. Depois de uma briga do casal, ele resolve reviver, graças a uma empresa que encena o passado com cenários e atores, os primeiros dias de seu relacionamento amoroso.

Já Ardant, se pudesse viajar no tempo, diz que voltaria ao primeiro dia das férias de verão. "Detestava a escola. Quando começavam as férias era como entrar no paraíso."

Ou então viver a Revolução Russa. Sua predileção por um momento conturbado da história se dá, segundo ela, pelo interesse em viver quando "a vida se torna mais intensa que o normal, quando há perigo e é preciso escolher o seu lado".

Nossa época, porém, interessa a ela porque não há um inimigo declarado. "Cada um é responsável pelo que é e o inimigo é você mesmo", diz, falando por telefone, de Paris.

Ao contrário de sua personagem no filme, que mantém um site de atendimento psicológico remoto e enaltece a realidade virtual, a atriz diz ser uma curiosa quanto às tecnologias, mas não uma entusiasta, e se define como uma "mulher das cavernas". "Amo ler livros de verdade, tocar num piano de verdade, e ouvir discos e CDs", conta.

Em "DNA", ela vive Caroline, a mãe da protagonista, odiada pela filha. A morte do patriarca da família, um argelino que se mudou jovem para a França, provoca brigas entre os herdeiros e detona uma busca de Neige, filha de Caroline, por suas origens.

Educada num meio católico, Ardant diz acreditar em Deus, no bem e no mal, ainda que recuse uma expressão pública de religião. "Orientação religiosa é como orientação sexual, não há necessidade de a pôr em praça pública, é algo entre você e você mesmo", afirma ela.

"As religiões sempre foram uma forma de controle. Agora, para controlar as pessoas, se fala em saúde. Antes era a religião, depois os dogmas políticos e, agora, a saúde."

Em diversas entrevistas, inclusive num Roda Viva, da TV Cultura, há uma década, a atriz diz não ser feminista. E continua assim. "Não quero seguir ditames de um pensamento feminista, quero ter um pensamento livre."

"Nossa época é a do capitalismo selvagem, e tudo está à venda, todas as teorias estão à venda. O movimento MeToo, os movimentos baseados na delação, não combina comigo. É uma moda, e não venha me dizer que não há lucro por trás."

Festival Varilux de Cinema Francês

  • Quando Até 3 de dezembro
  • Onde www.variluxcinefrances.com
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.