Descrição de chapéu Livros

Zeca Camargo estreia na ficção com contos sobre o confinamento na pandemia

Reuniões online, sexo virtual e enxurrada de lives estão entre os temas explorados nas histórias de 'Quase Normal'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lá pelo início da quarentena, Zeca Camargo saiu do banho, no seu apartamento no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e deu de cara com um macaco. Sem cerimônia, ele comia frutas na cozinha. O apresentador de TV deu um grito, assustado, e o animal pulou de volta para a árvore que fica próxima à janela. Desde que as pessoas se isolaram em casa, a bicharada circulava sem medo por ali, uma região arborizada.

Camargo passou a abrir as janelas só quando pudesse ficar de guarda para espantar os "vizinhos" e usou a história como base para um texto fictício sobre a pandemia. "Natureza" é um dos 20 contos de "Quase Normal", o primeiro livro de ficção do jornalista, que já publicou seis com grandes reportagens, entre eles "De A-ha a U2", que reúne bastidores de suas entrevistas, e "Elza", biografia de Elza Soares.

O jornalista, de 57 anos, conta que fazia muito tempo que sentia vontade de escrever ficção, mas tinha medo de se aventurar em histórias inventadas. O confinamento criou, em suas palavras, a oportunidade de ouro –estava sozinho em casa, tinha tempo, e a nova realidade era um ótimo tema. "O cotidiano nesse isolamento é chato, mas tem um lado surreal que torna o assunto interessante", diz.

Nos contos, ele explora as bizarrices reais do confinamento e eleva o tom do absurdo. "Bico", por exemplo, retrata uma festa online com temática dos anos 1980, que toca músicas das décadas de 1990 e 2000 e na qual surge uma mulher misteriosa chorando no meio daquele monte de quadradinhos de gente dançando.

Em "Assintomático", um homem recebe diagnóstico de Covid-19 e sai em busca das melhores oportunidades para contaminar outras pessoas. "Chat" narra o primeiro encontro de um casal que, no auge do confinamento, só se relacionava a distância. No texto, Camargo alterna trechos da conversa romântica do jantar presencial com a pornografia das mensagens online.

Capa do livro "Quase Normal", editora Todavia, do jornalista Zeca Camargo - Divulgação

O jornalismo não deixa de estar presente na observação da realidade e na busca por histórias reais que inspiram os contos. Camargo faz um mosaico de situações típicas destes tempos —a hiperconvivência dos casais, a dificuldade de cuidar das crianças, as reuniões de trabalho online, o sexo virtual, a solidão, a medição de temperatura nos locais públicos, a enxurrada de lives, o tabu dos encontros familiares, a mania de cozinhar e postar fotos de pratos no Instagram. São retratos da pandemia de uma classe privilegiada, e Camargo diz que "a gente sabe que o Brasil não é isso".

Ele deixou para o último conto, "Castanhas", o drama de uma criança nordestina que segue catando caju sem fazer ideia do que é Covid-19, até que ela atinge sua família. "É o conto mais ambicioso, porque falo de uma realidade que não é a minha e busquei inspiração em um acervo de histórias e personagens com os quais tive contato."

Embaralhados à ficção, há outros relatos autobiográficos além da história dos macacos.

Em "Ciclos", é Camargo o protagonista que se desespera com a necessidade de usar a lavadora de roupas e só dá conta da tarefa depois de recorrer a amigos em grupos de WhatsApp e tutoriais no YouTube. "Como no começo da pandemia a gente achava que iria durar pouco tempo, fui usando as roupas sem colocar para lavar. Só lavava as cuecas no banho. Usei todas as roupas do guarda-roupas", conta, rindo.

Ele também partiu da sua experiência para criar, no conto "Acareação", um personagem que vai ao supermercado com máscara e é abordado por fãs que tentam descobrir se ele é galã de novela.

Da mesma forma, são seus os hábitos do psicanalista do conto "Jornal", que gosta de ler notícias no papel, monta quebra-cabeças e alterna dias de aula online com um personal trainer de São Paulo e outro do Rio. A vida de Camargo foi dividida entre as duas cidades nos 24 anos em que trabalhou na Globo, de onde saiu em junho.

Contratado como diretor e apresentador da Band, passou em agosto a trabalhar no Morumbi, em São Paulo. Da rotina dos primeiros meses, a quarentena virou tempo de muita novidade. Mesmo atarefado, ele arruma tempo para seguir escrevendo contos sobre a pandemia. Mas torce para que "Quase Normal" não tenha um segundo volume:

"Tomara que a pandemia não dure o suficiente para isso", afirma.

Quase Normal

  • Preço R$ 30 (88 págs.); 9,90 (ebook)
  • Autor Zeca Camargo
  • Editora Todavia
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.